A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove, de 28 de setembro a 1 de outubro, a realização da oficina intitulada “A escrita e o desenho no jornalismo”, um projeto da autoria de Alexandra Prado Coelho e Eduardo Salavisa.
Segundo o executivo regional, nesta oficina será abordada a relação entre um texto jornalístico e um desenho de observação, propondo os autores juntar as duas competências jornalísticas, a escrita e o desenho.
O desenho será apresentado, não como uma maneira de satirizar um determinado facto, mas como mais uma forma de o registar e apresentar, não como substituto da fotografia, mas como mais um instrumento de relato.
Esta oficina visa desenvolver técnicas de recolha de informação, conciliar o relato de uma história interessante com o rigor jornalístico, treinar o desenho rápido feito em más circunstâncias e sintetizar a informação em poucos desenhos.
A oficina decorre de 28 a 30 de setembro, das 18h00 às 20h30, e, no dia 1 de outubro, das 9h30 às 12h30, dirigindo-se ao público em geral.
As inscrições, limitadas a 20 participantes, podem ser feitas até 21 de setembro através do endereço de correio eletrónico socioeducativo.bparpd@azores.gov.pt.
Os participantes terão que levar um caderno (formato A6 a A4, fechado) e caneta ou lápis, bem como material para colorir, como aguarela ou lápis de cor.
Alexandra Prado Coelho, que estudou Comunicação Social e entrou para o jornal Público quando este nasceu, é autora de um livro sobre os muçulmanos em Portugal, faz crónicas sobre Lisboa com os Urban Sketchers e tem um blogue sobre comida chamado ‘Mais Olhos Que Barriga’.
Eduardo Salavisa, licenciado em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas-Artes, foi professor do ensino secundário e é autor de livros sobre este tipo de desenho e do blogue ‘Desenhador do Quotidiano’.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Leave a Reply