O Secretário Regional da Educação e Cultura apelou à realização de um “esforço acrescido” por parte da comunidade educativa para que os Açores atinjam “em menos tempo” os patamares que outros já alcançaram.
Avelino Meneses sublinhou os indicadores positivos alcançados no primeiro ano de execução do programa de promoção do sucesso escolar ProSucesso – Acores pela Educação, um projeto delineado para uma dezena de anos, salientando que a educação “é um reino de melhorias lentas, embora seguras”.
Esses indicadores, “mesmo muito positivos”, obrigam, no entanto, “ao reforço da vigilância, para que ao progresso não suceda a regressão”, alertou o titular da pasta da Educação.
Entre esses indicadores positivos, Avelino Meneses destacou a melhoria dos resultados no primeiro ano de escolaridade, os índices de frequência do pré-escolar, mas também as taxas de transição e de conclusão do Básico e do Secundário que atingiram em 2015/2016, com cinco anos de antecedência, algumas metas previstas para 2020/2021.
O Secretário Regional considerou que, por todas esta razões, a atual geração possui “finalmente a oportunidade de superar de todo um atraso estrutural” que, entre outros aspetos, se deve ao “desinvestimento do passado no preciso momento em que a educação é, cada vez mais, o maior investimento na promoção do desenvolvimento”.
DL/Gacs
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Leave a Reply