Log in

António Rego à descoberta dos limites geográficos da Lagoa

© CM LAGOA
pubpub

A Câmara da Lagoa, em articulação com o guia António Rego, vai dinamizar uma atividade de cariz inovador com o objetivo de percorrer a pé os limites geográficos do concelho.

Esta atividade, gratuita e limitada a vinte e cinco inscritos por percurso, pretende incentivar a prática do pedestrianismo e irá desenvolver-se em quatro etapas, a decorrer nos dias 18 e 25 de novembro e 2 e 9 de dezembro, respetivamente, com percursos de extensões médias de quinze quilómetros e com graus de dificuldade que vão do fácil ao difícil.

Assim, a atividade denominada “Pelos limites geográficos do concelho” explorará as fronteiras geográficas o mais rigorosamente possível, privilegiando o contato com a natureza através de veredas, atalhos, caminhos rurais/agrícolas ou mesmo zonas de pastos e/ou floresta, com exceção nas passagens por zonas urbanas.

A primeira das quatro etapas, a 18 de novembro, ligará os Paços do Concelho à zona industrial da Chã do Rego de Água, na freguesia do Cabouco. No dia 25 de novembro, irá decorrer a segunda etapa, que ligará a zona industrial da Chã do Rego de Água ao Pico da Barrosa. A 2 de dezembro, decorrerá a terceira etapa, que ligará o ponto mais alto da Lagoa à freguesia da Ribeira Chã, local que, a 8 de dezembro, será o ponto de partida para a quarta e última etapa desta atividade, que terminará onde começou, ou seja, junto à câmara municipal.

De realçar que todas as etapas decorrerão aos sábados, sendo que a autarquia assegurará o transporte para o início da etapa e, posteriormente, no final, para o regresso até aos Paços do Concelho, consoante os percursos.

Para além do incentivo à prática do pedestrianismo, esta iniciativa pretende, ainda, estimular o contato com a natureza e promover o conhecimento do meio ambiente nas suas dimensões geográfica, histórica, cultural e tradições populares da Lagoa.

A inscrição deverá ser realizada online, através do formulário disponível no portal da autarquia, sendo limitada às primeiras vinte e cinco inscrições, e cada participante poderá optar por participar em todas as etapas ou apenas em etapas específicas. Será entregue a todos os participantes uma caderneta com a descrição das etapas e respetiva validação de participação na atividade.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.