Log in

Abertas candidaturas à medida Qualifica.Superior

© DRJQPE

A secretaria regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego abriu as candidaturas à medida Qualifica.Superior para apoiar o pagamento de pós-graduações e licenciaturas em formato presencial ou à distância, em horário laboral ou pós-laboral.

Esta medida destina-se a pessoas ativas, empregadas ou desempregadas, maiores de 18 anos, com residência fiscal nos Açores há pelo menos seis meses e inscritas em instituições de ensino superior, público ou privado, independentemente do local da instituição, incluindo os detentores do grau académico a que se candidatam.

Para as pós-graduações é atribuído um apoio ao pagamento de propinas até ao limite de dois mil euros e no caso das licenciaturas um apoio até ao limite máximo anual de 870 euros, por cada ano de curso, independentemente do rendimento do estudante ou agregado familiar.

O pagamento é efetuado em duas tranches: a primeira tranche nos trinta dias seguintes à data de aprovação da candidatura e a segunda tranche após o envio de comprovativo de aprovação em 50% das unidades curriculares do primeiro semestre. No caso das pós-graduações com duração inferior a um semestre, o pagamento da segunda tranche é efetuado no final do curso de pós-graduação.

O Qualifica.Superior é financiado pelo plano de recuperação e resiliência (PRR) para os Açores e visa contribuir para o aumento do número de adultos qualificados com o ensino pós-secundário e superior.

As candidaturas devem ser apresentadas através de formulário eletrónico, disponível na plataforma Recuperar Portugal e em https://bolsas.azores.gov.pt/ de acordo com o calendário que consta do site. Todas as informações sobre a medida Qualifica.Superior, bem como os procedimentos de candidatura, podem ser consultados no portal https://qualificasuperior.emprego.azores.gov.pt/

“Esta medida é uma oportunidade única para promover o talento qualificado, a resiliência dos trabalhadores açorianos no mercado de trabalho, os empregos de qualidade, a competitividade das empresas e da economia”, afirmou Maria João Carreiro.

A secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego enalteceu o facto de esta medida ser “um apoio direto ao pagamento dos cursos de licenciatura e de pós-graduação para usufruto de todos aqueles que decidam reforçar as suas qualificações e as suas competências”.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CAPTCHA ImageChange Image