Empresas açorianas usaram 178 milhões de euros de crédito devido à pandemia

Foto DR

O Vice-Presidente do Governo anunciou que as linhas de crédito criadas para apoio às empresas no âmbito da Covid-19 já permitiram o financiamento de mais de 178 milhões de euros às empresas açorianas.

“Só no âmbito das linhas de financiamento criadas desde o mês de abril foi possível financiar 1.844 empresas regionais, que representam 15.353 trabalhadores, e disponibilizar 178 milhões de euros adicionais às empresas em menos de cinco meses”, salientou Sérgio Ávila.

Destes financiamentos, as empresas na área do comércio beneficiaram de 65,4 milhões de euros, no setor do turismo o montante foi de 32,8 milhões de euros e na área dos serviços ascendeu a 28,7 milhões de euros.

Foram ainda financiados 11,7 milhões de euros no setor da construção e imobiliário, na indústria 8,7 milhões e nos restantes setores de atividade 31 milhões de euros.

O apoio às empresas açorianas é ainda mais significativo, frisou Sérgio Ávila, porque o Governo dos Açores, através da criação do Programa de Manutenção do Emprego, irá assumir também a responsabilidade de reembolso desses financiamentos, desde que as empresas mantenham os seus trabalhadores, o que significa que “as empresas açorianas têm mais uma grande vantagem em relação às restantes empresas do país”.

Sérgio Ávila relembrou que, desde o início da Covid-19 na Região, o Governo dos Açores já aprovou e implementou mais de 80 medidas excecionais, a maioria de apoio imediato à economia, à manutenção do emprego e do rendimento dos trabalhadores, para fazer face aos constrangimentos provocados por esta pandemia.

DL/GaCS

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário