Editoras açorianas marcam presença na Feira do Livro de Lisboa

© D.R.

A secretaria regional da Educação e dos Assuntos Culturais, por via da direção regional dos Assuntos Culturais vai marcar presença na Feira do Livro de Lisboa, evento que vai para a 93.ª edição. Este ano, a presença açoriana no parque Eduardo VII conta com a participação de quinze editoras, 1745 publicações, quatro concertos, cinco apresentações de livros e um showcooking.

A maior celebração nacional do livro volta a receber o stand Cultura Açores e neste ponto de encontro açoriano serão realizados espetáculos por artistas açorianos, não esquecendo a celebração do centenário de nascimento de Natália Correia.

A programação cultural da participação açoriana no certame literário arranca a 27 de maio, pelas 13h00, no auditório “Conversas à volta da mesa”. Considerando a pertinência de se estabelecerem formas de cooperação institucional entre os governos regionais dos Açores e da Madeira na área cultural, terá lugar este debate que terá como mote o livro “Viagens à volta da mesa nas ilhas da Macaronésia. Itinerários turísticos do património gastronómico e vinícola”.

Ainda no dia 27, mas pelas 16h00, terá lugar a apresentação dos livros “Árvore dos Açores | Ilha de São Miguel” e “Flores de cá e de lá”, ambos de Raimundo Quintal.

A 28 de maio sobem ao palco, pelas 20h30, Jerry Sousa, músico terceirense, e o madeirense Roberto Moniz, que vão interpretar músicas tradicionais dos Açores e da Madeira, com destaque para a viola da terra.

No dia 29 de maio, o músico Cristóvam atua pelas 19h00. O jovem terceirense regressa a Lisboa para apresentar ao vivo o seu mais recente trabalho ‘Songs on a wire’. O cantautor açoriano apresenta-se a solo num concerto intimista que passará também pelo seu primeiro disco ‘Hopes & Dreams’, e contará ainda com uma vertente de storytelling, que aliás, já se tornou característica habitual dos seus concertos mais intimistas.   

A 3 de junho, pelas 20h00, será apresentado o livro “Gastronomia dos Açores – cozinha tradicional das ilhas”, de António Cavaco e Ernesto Rezendes. No dia seguinte, Aníbal Raposo e Víctor Castro celebram Natália Correia. O espetáculo marcado para as 15h00 é inteiramente açoriano. Aníbal Raposo, conhecido poeta, pintor e cantautor local, com uma contribuição extensa e relevante para a música popular dos Açores é acompanhado por Paulo Bettencourt na guitarra, Romeu Presunça nas percussões e Victor Castro na guitarra clássica.

No dia 8 de junho, pelas 17h30, terão lugar duas iniciativas: o showcooking e degustação de gastronomia açoriana fria com o chef Fernando Soares e, posteriormente, pelas 18h15, a apresentação do livro “À descoberta da gastronomia regional dos Açores”, por Madalena San-Bento e o apresentador Fernando Mendes.

A programação do stand Cultura Açores encerra a 9 de junho, penúltimo dia da Feira do Livro 2023, com a apresentação do livro “Ponta Delgada, memórias fotográficas 1860 – 1960”, pelas 17h00, por Pedro Pascoal de Melo e Maria Helena Frias. No mesmo dia, pelas 21h00, atua a Tuna Universitária Corsários dos Açores.

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário