Eco-Escolas – Alimentação Saudável e Sustentável premeia escolas da Lagoa

Pelo 3º ano consecutivo, o Programa Eco-Escolas, continuou a desafiar as Eco-Escolas a trabalharem o tema da Alimentação Saudável e Sustentável.

No ano letivo 2017-2018, 227 escolas aceitaram o desafio, participando nas diferentes atividades propostas, que visaram motivar a investigação sobre os alimentos que consumimos e os nossos hábitos alimentares e incentivar à divulgação de atitudes saudáveis e sustentáveis, através da elaboração de propostas concretas como as eco-ementas, que pudessem vir a fazer diferença na alimentação quotidiana das crianças e dos jovens, não só em contexto escolar, mas também em casa.

A Escola Secundária de Lagoa e a EBI de Água de Pau foram duas escolas da Lagoa premiadas neste concurso.

Painel de Alimentos – ESL

A Escola Secundária de Lagoa recebeu a Menção Honrosa no “Painel de Alimentos”, enquanto no painel “Eco ementas” a EBI de Água de Pau alcançou o primeiro lugar.

Eco ementas – EBI Água de Pau

No passado ano letivo foi lançado, pela primeira vez, o desafio “A história de um alimento bio”, destinado às escolas de jardim-de-infância e 1º ciclo, que teve como objetivo a criação de uma história que relatasse a vida de um alimento Bio, do solo até ao prato, de forma a trabalhar com os alunos a questão da origem dos alimentos (a semente), como é feito o cultivo da espécie (época de plantação, tempo que demora a desenvolver-se) e quais os cuidados que teve para ser um alimento biológico, até serem colhidos e cozinhados.

O Painel dos Alimentos e as Brigadas da Cantina contituiram-se propostas de continuidade dado o seu efetivo impacto na sensibilização, educação e (in)formação da comunidade escolar,

Após a proposta das eco-ementas as escolas foram desafiadas a serem “eco-cozinheiros” e realizar as receitas propostas nas ementas gravando um vídeo explicativo de 3 minutos.

Dos 190 trabalhos recebidos para os diferentes concursos foram premiados um total de 37 trabalhos com o apoio de Jerónimo Martins, parceiro do projeto.

 

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário