EBI de Lagoa: Semana da Leitura

Entre os dias 1 e 5 de abril, decorreu, na EBI de Lagoa, a 13.ª edição da Semana da Leitura, tendo como lema “Hoje leitor, amanhã leitor!”. Foi uma semana repleta de atividades animadas e diversificadas que permitiram terminar o 2º Período da melhor forma.

No dia um, as atividades tiveram início com a apresentação do livro Volta aos Açores em 30 Experiências, por parte de alunos do Clube de Ciências e ainda de Filipa Silveira e Vera Gouveia do Expolab.

A segunda sessão do dia intitulou-se Não é mentira, é poesia e envolveu as turmas C, D; E e F do 5º Ano, sob a orientação das professoras Carla Silva e Patrícia Salgado.

A semana da leitura não poderia deixar de assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora no dia 2 de abril. Assim, o dia começou com a homenagem à leitura, com a atividade denominada Os livros que li, protagonizada pelas turmas 5.º A e 6.ºE, sob a orientação das docentes Ana Gaspar e Paula Gomes.

A biblioteca recebeu ainda as turmas Branca e Laranja da EB1/JI Tavares Canário e 3.º C e 4.º D da EB1/JI Marquês Jácome Correia, para uma sessão muito animada dinamizada pelas docentes do Projeto “Canta Comigo, Leio contigo”.

No terceiro dia da Semana da Leitura, no Pavilhão Central da escola, decorreram duas atividades bem animadas. Enquanto decorria a Mostra de Artesanato, Artes e Lavores, da responsabilidade do Departamento de Estudos Sociais, os presentes foram brindados (durante o intervalo) com a atuação do Clube de Música, que alegrou o ambiente com magníficas interpretações.

Com a mostra pretendia-se que os alunos contactassem com saberes e formas de arte, que, embora ancestrais, se mantêm  como atividade económica ou passatempo de pessoas com quem contactam diariamente. Foi uma atividade muito participada que envolveu alunos, professores, funcionários, familiares, instituições e a comunidade em geral. A mostra foi bastante diversificada e mostrou muitos talentos que têm andado escondidos.

No quarto dia da semana, os alunos do 6º G assistiram à sessão “Análises pictográficas”, na qual a professora Ana Bela Silva levou os alunos à descoberta e análise da obra de Carlos Carreiro, patente na Assembleia Legislativa Regional.

Neste dia a escola contou ainda com a participação de dois membros do Grujola, com um workshop de folclore que fez as delícias daqueles que nele participaram.

O dia continuou com a sessão Leituras e as Linguagens Digitais, pelo professor José Freire, que abordou a forma como lidamos com termos que nos são familiares, mas sobre os quais geralmente não nos debruçamos. Nesta atividade participaram as turmas B e C do 6.º Ano, 5.º B e 5.º A PCA.

O último dia da Semana da Leitura começou com uma sessão de cinema, no Cineteatro Francisco Amaral D’Almeida, destinada às crianças das turmas do 1.º ano, que terminou com a distribuição de pipocas na praça Nossa Senhora do Rosário.

Neste dia procedeu-se ainda à entrega dos prémios Top Leitor, sendo premiados os alunos Afonso Aguiar, Henrique Rego e Martim Faria, por terem sido aqueles que requisitaram mais livros durante o 2º Período, na Biblioteca Escolar.

Esta semana terminou cheia de animação e alegria com atividades da responsabilidade do Departamento de Educação Física, que puseram todos os presentes a mexer com “Percursos ativos” e danças preparadas por diversas turmas.

Assim, com muito movimento e alegria, se chegou ao fim de mais um período letivo. As férias estavam a chegar e permitiriam recuperar energias para enfrentar o derradeiro período que se avizinha.      

(Artigo publicado na edição impressa de maio de 2019)

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário