EBI de Lagoa: Eco trilhos

O clube Eco Trilhos foi criado no presente ano letivo, na EB 2,3 Padre João José do Amaral, e tem como objetivo conciliar a atividade física e a ecologia.

O clube tem realizado diversas atividades do agrado de todos os que nelas têm participado, pelo que aqui fica um breve registo das mesmas.

Trilho urbano da cidade de Lagoa – foram 7 km a caminhar pelas ruas da localidade. Visitamos a casa do ferreiro e descobrimos a cidade, interagindo com a população.

Visita à quinta do Dinis – O Dinis (um dos alunos do clube) convidou-nos para visitarmos a sua quinta. Apesar de estar um dia chuvoso e de a quinta ficar próxima do Cabouco, fizemos o percurso a pé e, ao chegar, divertimo-nos muito com o Óscar (o cão de fila), as vacas, os porcos, as galinhas e os coelhos. Tivemos a oportunidade de alimentar os animais e ajudar na limpeza do curral. Foi uma tarde divertida e diferente, apesar da chuva!

Trilho da Lagoa de Fogo – A deslocação até ao Pico da Barrosa foi feito de autocarro. Ao chegar ao ponto mais alto, fizemos uma paragem para avistar as duas costas da ilha e localizar a cidade de Lagoa e outras localidades. Com um dia de sol maravilhoso e de mapa na mão para verificar o percurso, pudemos observar o tipo de vegetação, escutar os animais existentes na lagoa e conhecer os cuidados a ter para preservar a natureza. Caminhamos junto à lagoa, fizemos um picnic, brincamos e, como não podia deixar de ser, tiramos lindas fotos para o Facebook. Regressamos um pouco tarde, mas felizes!

Como o clube também tem a vertente ecológica, fizemos também uma visita ao Eco Parque. Foi uma atividade muito diferente das que habitualmente realizamos, mas igualmente interessante. Pudemos verificar que todos os materiais dos ecopontos e das recolhas feitas porta a porta vão ali parar e são pesados. Vimos como se faz a separação dos resíduos urbanos, por categorias, e aprendemos que devemos separar os resíduos de casa e reutilizar as embalagens. Ficámos sensibilizados para a separação seletiva do nosso lixo e um pouco mais preparados para ajudar a proteger o nosso planeta.

Aguardamos por mais aventuras do nosso clube!

Os alunos do Clube Eco Trilhos
(Textos publicados na edição impressa de março de 2019)

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário