EBI de Lagoa: Adormecer com os livros

Após um ano letivo de interrupção, a EB1/JI Tavares Canário voltou a abrir as portas à comunidade educativa, para a realização da atividade noturna “Adormecer com os livros”. Este ano, foram realizadas duas sessões contando com a participação das famílias: a primeira,  no dia 30 de novembro (destinada às crianças do Jardim de Infância e do 1º ano) e a segunda, no passado dia 8 de fevereiro (para os alunos do 2º, 3º e 4º anos de escolaridade).

As sessões foram organizadas pelas docentes daquela escola e dinamizadas pela educadora Alda Casqueira Fernandes e pela professora Anabela Cura, do projeto “Canta Comigo, Leio Contigo” tendo, na segunda sessão, sido convidadas também as docentes Joana Ferreira e Rosa Cardoso, que vieram enriquecer ainda mais o evento.

Com esta atividade pretende-se: desenvolver o gosto pela leitura; proporcionar momentos lúdicos, de rigor pedagógico e ricos de aprendizagem; contribuir para o aumento dos níveis de literacia e de alfabetização das crianças e jovens, desde os três anos de idade e fomentar a relação escola-família.

Apesar do frio e da chuva, as famílias aceitaram o convite e, juntamente com as crianças vestidas com os seus pijamas e transportando os seus bonecos, mantas e almofadas, participaram com entusiasmo e alegria, tornando as sessões bem animadas. É de realçar o bem-estar, a envolvência e a interação não só das crianças, mas também dos adultos participantes ao ouvirem as histórias e as canções apresentadas. Foram noites de muitos sorrisos e calor humano.

No final, foi distribuído o habitual “chocolate quente” para tornar mais acolhedora a noite e encerrar o evento como mais um sucesso.

A comissão organizadora agradece a todos os participantes e, de um modo especial, às excelentes profissionais que a dinamizaram pela sua disponibilidade e empenho, a todo o pessoal docente e não docente envolvido e às famílias que participaram e aderiram a iniciativas como esta.

A comissão organizadora
(Artigo publicado na edição impressa de abril de 2019)

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário