EBI de Água de Pau: Sessões de robótica

SESSÃO DE ROBÓTICA COM AS TURMAS DO 2.º ANO NA EBI DE ÁGUA DE PAU             

Nesta atividade, os alunos começaram por ouvir o conto do livro “Quero uma mamã-robot”, de Davide Cali, com ilustrações de Anna-Laura Cantone. Na história, o protagonista, um menino pequeno, sente-se sozinho sempre que regressa da escola. Chega a uma casa vazia onde passa a tarde com um gato que ainda por cima é chato. Então, decide construir uma mamã robot. Uma mamã que está sempre presente e tem tempo para ele! Que o leva à escola, que o deixa comer tudo aquilo que ele quer, que o deixa ver televisão até tarde e que nunca ralha. Aliás se o fizer, pode ser desligada com o telecomando! Mas, esta mamã aparentemente tão perfeita tem um defeito. É fria, não dá mimos nem carinhos, não faz cócegas e não cheira. No final, o menino acaba por concluir que a sua mamã verdadeira, que nem sempre está presente, é melhor do que a mamã-robot, pois é verdadeiramente insubstituível!

A seguir à leitura do conto, utilizou-se a programação e a robótica como metodologia pedagógica inovadora para a exploração de conceitos de matemática e para o desenvolvimento de algumas competências, nomeadamente raciocínio e resolução de problemas, pensamento computacional, pensamento criativo e trabalho colaborativo.  Utilizaram-se os robôs bee bot e mind, ambos indicados para o 1.º ciclo do ensino básico, os quais permitem a programação através de botões e/ou através de um dispositivo móvel, via Bluetooth.

Esta sessão, que visou a iniciação à programação no 1.º ciclo, constituíu uma oportunidade para que  os alunos criem hábitos de utilização das tecnologias de modo adequado e construtivo.

Eis algumas fotos que ilustram a motivação dos alunos na sessão:

BEEBIAP
(Artigo publicado na edição impressa de maio de 2019)

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário