EBI de Água de Pau: Sónia Sousa na EBI de Água de Pau

Sónia Sousa na EBI de Água de Pau

Sónia Sousa, encenadora, dramaturga, poetisa e atriz esteve presente na Escola Básica Integrada de Água de Pau no dia 23 de Janeiro, tendo levado a cena  “Era uma Vez … Mais uma vez”. Esta obra que passou a integrar recentemente o Plano Regional de Leitura retrata a Estória de uma gotinha de água que anda perdida no Deserto à procura do Mar. A Gotinha encontra vários obstáculos, mas o maior de todos é o medo que sente do Tremidinho (Miragem) que a quer transformar numa onda de calor, quando o seu sonho é transformar-se numa onda do mar.

As turmas 1.ºB, 2.ºD, 2.ºE, 2.ºF, 3.ºG e 3.ºH cantaram para embalar a gotinha no seu sonho, fizeram sons e gestos de forma a retratar o movimento das ondas do Mar, o Tremidinho que treme, treme com tanto calor e participaram ativamente durante a apresentação da peça que conquistou todo o público presente no auditório.

A peça retratou a força do acreditar, a magia do sonho e o quanto uma palavra ou um afeto pode fazer a diferença na vida de quem busca atingir os seus objetivos.

Projeto “Experiências com letras” módulo GelArte

Mais uma vez, aliando a leitura à ciência, os alunos das turmas 4.ºI, 4.ºJ, 4.ºK, 4.ºDOV e 7.ºA, após ouvirem um conto sobre uma princesa muito sensível, puseram os seus neurónios a trabalhar e, fazendo uso dos cinco sentidos (visão, olfato, audição, tato e gosto/paladar), conseguiram obter aprovação no “teste” proposto pela equipa da Biblioteca Escolar.

A seguir, no atelier de ciência, puseram as mãos à obra e, sob a orientação da professora Hermínia Rodrigues, medindo água, usando e misturando gelatina neutra e gelatina de diversos sabores, confecionaram deliciosas gomas que puderam saborear no final da sessão. A receita foi devidamente explicada e distribuída a cada um dos participantes. Desta forma, alunos e pais/encarregados de educação poderão, em suas casas, repetir a experiência, fazendo variar os sabores e as formas das gomas se assim o desejarem.

BEEBIAP
(Artigo publicado na edição impressa de abril de 2019)

Categorias: Educação

Deixe o seu comentário