Divulgados os 139 laboratórios onde podem ser feitos testes à Covid-19 no continente

Foto: DL

A Secretaria Regional da Saúde já divulgou a rede de laboratórios aderentes à convenção para a realização de testes de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, em território continental.

No total, são 139 os laboratórios espalhados pelo país, estando a maioria localizada em Lisboa, com 13 laboratórios, seguindo-se Setúbal, com sete e o Porto com quatro e Faro com o mesmo número. 

Desde ontem, 1 de julho, que residentes e não residentes que se desloquem para a Região poderão fazer o teste no posto de colheita mais próximo, sendo o custo integralmente suportado pelo Governo dos Açores.

Para tal, deverão contactar um dos postos de colheita das entidades convencionadas, apresentando comprovativo de reserva e de pagamento de deslocação e documento de identificação.

O laboratório deverá agendar e realizar o teste até 72 horas antes da partida e enviar o resultado para o cidadão e para a Direção Regional da Saúde até à hora da viagem.

O passageiro deverá apresentar o comprovativo de realização do teste, com resultado negativo, à chegada, em papel ou suporte digital.

A convenção estabelecida entre o Governo dos Açores e os laboratórios tem por objeto a realização de testes de despiste ao coronavírus SARS-CoV-2 pela metodologia RT-PCR e visa tornar o processo de deslocação e chegada à Região mais cómodo e célere, garantindo a proteção do passageiro, bem como da saúde pública.

A lista pode ser consultada em: https://covid19.azores.gov.pt/wp-content/uploads/2020/07/Listagem-de-Laborat%C3%B3rios-e-Postos-de-colheita_01072020.pdf

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário