Log in

Divino Espírito Santo celebrado simbolicamente em Ponta Delgada

© CMPD

Face às contingências decorrentes da pandemia, a Câmara Municipal de Ponta Delgada organizou um programa simbólico, onde se inclui o Quarto do Espírito Santo, na escadaria dos Paços do Concelho, na Praça do Município, cuja abertura e benção pelo Padre Nemésio, pároco da Matriz de São Sebastião, decorreu esta sexta-feira, 9 de julho.

O Quarto do Espírito Santo, que pode ser apreciado até 18 de julho, foi decorado por Durval Medeiros, colaborador da autarquia, com elementos decorativos utilizados em edições anteriores e com novos elementos, como o coração “aberto, puro, branco”.

Também esta sexta-feira foi inaugurada a exposição de carros de bois, que está patente na Praça Gonçalo Velho Cabral até 18 de julho. Em exposição estão 16 carros de bois em representação das freguesias de Arrifes, Covoada, Pilar da Bretanha, Fajã de Baixo, Ginetes, Sete Cidades, Santa Bárbara e Candelária.

Tanto a abertura do Quarto do Divino Espírito Santo, como a inauguração da exposição, foram animadas pelos foliões da Covoada.

O vice-presidente da autarquia de Ponta Delgada presidiu à abertura da celebração simbólica tendo salientado que a celebração “sublinha os valores essenciais desta tradição: fraternidade, solidariedade, amizade e humanismo”.

“A devoção ao Espírito Santo está na matriz do nosso povo. É uma inspiração e uma referência para a prática do convívio inclusivo e solidário entre comunidades e entre pessoas. Ao assinalar estas Festas, estamos a ir ao encontro da vontade do povo e a abraçar todos os açorianos que estão na Diáspora”, afirmou Pedro Furtado.

Do programa da celebração simbólica das Grandes Festas do Divino Espírito Santo consta ainda a celebração da missa em honra do Divino Espírito Santo, no domingo, às 12h00, na igreja Matriz de São Sebastião.

DL

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem