Log in

Direção Regional da Saúde desenvolve ferramenta para avaliação do risco de desenvolvimento da diabetes

pub

A Direção Regional da Saúde está a desenvolver uma ferramenta para a avaliação do risco de desenvolvimento da diabetes, anunciou, na Praia da Vitória, o Diretor Regional.

“À semelhança do desenvolvido pela Direção Geral da Saúde com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, elaboramos um questionário tendo por base o processo assistencial integrado da ‘diabetes mellitus tipo II’ para que qualquer cidadão possa avaliar o seu risco de poder vir a desenvolver diabetes”, afirmou Tiago Lopes.

O Diretor Regional, que falava na abertura da iniciativa ‘Compreendendo a Diabetes: da prevenção ao controlo’, organizada pelo Núcleo de Formação da Unidade de Saúde de Ilha da Terceira, salientou que, para além dos rastreios realizados junto da população, esta ferramenta terá como objetivo principal a prevenção da diabetes através de um diagnóstico precoce com recurso à despistagem do risco de doença.

“Na sequência de uma reformulação da página da Direção Regional da Saúde na Internet, qualquer cidadão, ao aceder à página, pode preencher o questionário, após o qual é identificado o risco de desenvolvimento de diabetes, que pode oscilar entre Baixo, Moderado, Alto ou Muito Alto”, adiantou o Diretor Regional.

A particularidade desta ferramenta, salientou Tiago Lopes, é a sua capacidade de, quando for identificado um utente com risco de desenvolvimento de diabetes considerado Moderado, Alto ou Muito Alto, ele ser questionado se deseja partilhar a informação com o seu Centro de Saúde e se pretende agendar uma consulta, sendo, em caso afirmativo, notificada a respetiva Unidade de Saúde de Ilha.

Este é mais um recurso válido com vista a potenciar uma maior proximidade entre a população e o Serviço Regional de Saúde.

DL/Gacs

avatar-2

Diário da Lagoa

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *