Log in

Dia Mundial contra o Cancro

04.02.2024

Cláudia Furtado Costa
A Sua Saúde, Sempre!
Técnica Auxiliar de Farmácia
Farmácia de Água de Pau

O cancro afeta milhares de pessoas em todo o mundo, sendo uma das doenças com mais mortalidade atualmente. Como forma de o reconhecer, a 4 de fevereiro assinala-se o seu dia.

Consequentemente, o cancro prejudica a vida das pessoas, o seu bem-estar físico e psicológico, bem como a vida dos que as rodeiam.

Deste modo, o cancro caracteriza-se por um crescimento e multiplicação de células anormais. Para compreendermos melhor, as células formam os órgãos do nosso corpo, o que por sua vez envelhecem, morrem e são substituídas por novas células. Portanto, durante o seu processo de renovação há a formação de um conjunto de células novas que o próprio organismo não necessita, ao passo que, as células velhas não morrem, originando, assim, um conjunto de células que formam um tumor. A partir deste ponto, os tumores podem ser benignos ou malignos. Conforme o tipo de tumor detetado, os médicos podem optar pela remoção total ou parcial do mesmo, simultaneamente com a realização de tratamentos específicos a realizar pelo doente, com o propósito de eliminar o tumor.

Atualmente, acredita-se que há uma relação entre o aparecimento do cancro e a genética do indivíduo, ou seja, os genes que formam todas as características do nosso corpo são transmitidos de pais para filhos, durante o qual ocorrem certas mutações genéticas cujo denomina-se cancro familiar. Há outros tipos de agentes externos ao nosso corpo que também provocam mutações genéticas, tais como, tabaco, vírus, exposição a raios ultravioleta e a substâncias químicas.

Particularmente, o cancro não apresenta sintomas ou sinais, até que tenha um estado avançado de evolução, mas é necessário estar atento a certas modificações que possam ocorrer no corpo, como por exemplo, massa espessa palpável em qualquer lugar do corpo, um novo sinal na pele, alterações das funções digestivas e renais.

É de salientar que existem vários tipos de rastreio que pode realizar para detetar o cancro, entre os quais são o rastreio do cancro da mama, efetuada através de mamografia de 2 em 2 anos em idades compreendidas dos 50 aos 69 anos; o rastreio do cancro do colorretal, que incide na deteção de sangue oculto nas fezes, nas idades de 50 e 74 anos; e o rastreio do cancro do cólo do útero, que consiste no teste de citologia cervical {papanicolau), em mulheres entre os 20 e os 60 anos de idade.

Para além disso tenha especial atenção aos seus hábitos alimentares, uma vez que a adoção de uma alimentação equilibrada e saudável influencia muito a sua saúde. Portanto prefira o consumo de carnes brancas {aves e coelho), e peixe, como a sardinha, cavala e salmão, ricos em ómega 3 que protegem contra o cancro ao invés de carnes vermelhas, como a de vaca e porco; tempere os seus pratos com ervas aromáticas e deixe de lado o sal; reduza o excesso de calorias e açúcares que provocam a obesidade; utilize o azeite para confecionar os seus pratos; consuma em quantidade hortaliças, legumes e cereais que contenham alto teor em fibra; não consuma bebidas alcoólicas em excesso, visto que tem incidência em vários cancros, designadamente cancro da mama, cancro da cavidade oral e cancro do esófago, e beba água preferencialmente. Por outro lado, se tem problemas respiratórios ou pulmonares e se for fumador ou fumadora vá reduzindo o consumo de tabaco diariamente, pois esta substância pode originar o cancro do pulmão. É fundamental que aplique todos os dias protetor solar com fator de proteção solar elevada, de modo a garantir que a sua pele fique protegida contra os raios UVA e UVB e, consequentemente, do cancro de pele.

Adicionalmente, se pratica atividade física regular saiba que esta tem imensos benefícios para a sua saúde, pois reduz o excesso de peso e o risco de desenvolver cancro, melhora os níveis hormonais, aumenta as defesas do sistema imunitário e tem um impacto positivo significativo na fadiga, na ansiedade e na auto-estima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem