Log in

Dia Internacional da Cidade Educadora assinalado na Lagoa

lagoa-acores-cidade-educadora-dia-internacional-assinalado-escola-secundaria-1

A Lagoa associou-se às comemorações a nível global do Dia Internacional da Cidade Educadora assinalando-o com diversas iniciativas educativas e culturais.

Instituído pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), esta é uma forma de encorajar todas as cidades associadas a assinalarem esta data e a celebrá-la em âmbito local com um programa de atividades.

Desta forma, foram desenvolvidas diferentes iniciativas em espaços distintos. Na Escola Secundária de Lagoa, os alunos participaram na criação de um painel coletivo apontando caminhos para “Lagoa – Cidade Educadora: o que gostarias de ter na tua cidade?”. Já na Mercearia Central – Casa Tradicional, Maria Goreti Pacheco, colaboradora do Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã, dinamizou oficinas de bonecas de folha de milho direcionada a alunos do 1º ciclo. “Profissões de Antigamente – O que faz um sapateiro” foi o mote para a atividade a desenvolvida no Museu Etnográfico do Cabouco para crianças também do 1º ciclo.

Inserida nestas comemorações, na próxima semana, estará a autora Carla Lima no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada apresentando a sua obra “O baloiço vazio”, abordando igualmente a escrita como forma de expressão e a construção da narrativa.

De relembrar que o município de Lagoa integrou esta associação internacional em agosto de 2015. Desde então, tem-se assumido como cidade educadora e desenvolvido vários projetos nas áreas da promoção da leitura, inclusão social, animação cultural, educação ambiental e promoção do conhecimento da história local junto dos diferentes públicos, com vista a garantir o desenvolvimento da sua população a nível cultural e o enriquecimento pessoal de cada um. Nas comemorações deste dia, procurou trabalhar com diferentes públicos, valorizando a cultura local e a aprendizagem em contexto de educação formal e não formal.

DL/CML

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem