Desafio fotográfico “Os Maios” em Ponta Delgada

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai lançar, a 1 de maio, Dia Mundial do Trabalhador, o desafio fotográfico “Os Maios”.

Trata-se de uma iniciativa limitada ao concelho de Ponta Delgada que tem como objetivo celebrar uma tradição secular. Sublinha a autarquia, pretende-se, ao mesmo tempo, quebrar a rotina do isolamento social.

Assim, a população do concelho de Ponta Delgada é desafiada a recriar os tradicionais “Maios” e a fotografar os mesmos, enviando as respetivas fotografias para o e-mail: biblioteca@mpdelgada.pt. Neste mesmo e-mail deverá constar o título, a data, o local onde estão expostos os “Maios” e a freguesia de residência.

No dia 2 de maio, as fotografias serão publicadas na página do Facebook da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

No mês de maio, um pouco por toda a Europa, são muitas as tradições que assinalam a chegada da primavera e que remontam às festas pagãs da Roma antiga.

Os “Maios”, bonecos artesanais que representam pessoas em tamanho real realizando atividades quotidianas, são uma destas tradições. Todos os anos, no primeiro dia do mês de maio, em várias freguesias das ilhas de São Miguel, São Jorge, Graciosa, Terceira e Santa Maria, revive-se esta tradição.

Manda a tradição que os “Maios” sejam colocados à porta de casa, à janela, ao balcão e noutros espaços exteriores, na maioria das vezes acompanhados de versos com diversas críticas ou sátiras sociais.

DL/CMPD

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário