Log in

Delta lança primeiro lote de café produzido nos Açores

© D.R.

A Delta Cafés lançou o primeiro lote de café dos Açores que estará disponível, em exclusivo e edição limitada, nas lojas Delta The Coffee House Experience. A mais recente novidade resulta do trabalho de cooperação que vem sendo desenvolvido entre a Delta Cafés, a Associação de Produtores Açorianos de Café (APAC) e o Governo Regional dos Açores, desde 2019, com o objetivo de promover e dar a conhecer o café dos Açores.

Pretende ainda difundir conhecimento sobre esta cultura e responder ao interesse que a sua produção tem suscitado, visando criar as condições para certificar a região como a primeira produtora de café na Europa.

Nos primeiros anos o projeto centrou-se na avaliação e na melhoria de todos os aspetos envolvidos na produção, transformação e comercialização de café dos Açores tendo como principal objetivo unir e fortalecer os produtores de modo a estimular fortemente o desenvolvimento da cafeicultura na região.

Em 2019, foi feito um levantamento exaustivo, produzido um relatório e dado aconselhamento técnico, desde a colheita à moagem e degustação aos cafeicultores associados da APAC.

Com o apoio da International Coffee Partners (ICP), a Delta Cafés investiu na formação e qualificação dos cafeicultores dos Açores, para perceber qual o melhor tipo de café adequado ao clima açoriano, que culminou com um estudo que foi entregue, em maio de 2022, ao governo e que revela o potencial da região para a produção de café.

Já este ano, o governo, em conjunto com a Delta Cafés, promoveu sessões de desenvolvimento da cultura do café em São Miguel e na Terceira, que abordaram as tendências de consumo e as perspetivas futuras do mercado internacional de café; o enquadramento atual da produção do arquipélago e os seus objetivos de desenvolvimento, assim como a identificação de desafios e oportunidades que vão surgir com este projeto.

Com o lançamento do lote de café dos Açores, à venda nas lojas Delta The Coffee House Experience de Lisboa e Porto, a Delta Cafés, a APAC e o governo regional estão em vias de celebrar um protocolo de experimentação de novas variedades de café na região autónoma que irá permitir o desenvolvimento futuro do café na região, acelerando a produtividade, qualidade e viabilidade económica.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.