Delegação intermunicipal do norte do país visita a Região para perceber o sucesso da ‘Marca Açores’

O sucesso da estratégia ‘Marca Açores’, enquanto nova marca territorial, para o aumento de negócios das empresas açorianas e maior notoriedade dos bens e serviços regionais junto de novos compradores e consumidores no país e no exterior, está a obter reconhecimento nacional, razão que motiva a visita à Região, de 26 a 28 de setembro, de uma comitiva da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-Os-Montes (CITTM) que integra os presidentes das câmaras de Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro e Vila Flor, os vice-presidentes dos municípios de Bragança e Vinhais, um autarca de Vimioso e ainda representantes de várias associações.

A agenda da visita inclui encontros com o Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, na quarta-feira, 26 de setembro, pelas 10h00, no Palácio dos Capitães Generais, em Angra do Heroísmo, e com diversas empresas regionais que aderiram à ‘Marca Açores’.

A CITTM manifestou interesse em realizar esta deslocação aos Açores, prontamente acolhida pelo Governo Regional, com o objetivo de perceber ‘in loco’ as normas e procedimentos desenvolvidos na implementação da marca, tanto na vertente institucional como empresarial.

A comitiva vai ter oportunidade de conhecer em detalhe a legislação em que se enquadra a ‘Marca Açores’, os processos de adesão por parte das empresas, o sistema de controlo e os eventos promocionais associados, tanto a nível regional como nacional e internacional, desenvolvidos em estreita parceria com os empresários e empresas açorianas.

A SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, na qualidade de entidade gestora, vai proporcionar formação específica nos princípios e procedimentos em que assenta a estratégia da ‘Marca Açores’.

A ‘Marca Açores’, criada em 2015 pelo Governo dos Açores, assume-se como uma ferramenta da maior importância no acesso e fidelização de novos mercados, no âmbito de uma estratégia transversal de valorização e aumento da competitividade da economia regional desenvolvida pela Região.

Atualmente, há mais de três mil produtos, serviços e estabelecimentos que ostentam o selo ‘Marca Açores’, num total de 177 empresas aderentes, que, segundo um inquérito realizado, registaram um aumento de 22 por cento nas vendas desde a sua adesão.

DL/Gacs

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