Defesa disponibiliza 300 mil euros para o Arquivo militar dos Açores

Berta-Cabral-apoio-defesa-açores

O Arquivo Documental do Museu Militar dos Açores vai, finalmente, ser alvo de uma profunda intervenção para permitir que este vasto acervo documental das várias unidades sediadas na Região possa ser preservado e consultado.

Os cerca de 300 mil euros necessários à remodelação das instalações situadas no Forte de São Brás, em Ponta Delgada, e também para a aquisição de estantes e climatizador serão disponibilizados através do orçamento do Ministério da Defesa Nacional, conforme autorização da Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, datada de 20 de maio.

No final de novembro, durante a deslocação a Ponta Delgada por ocasião do Dia da Zona Militar dos Açores, Berta Cabral tomou conhecimento circunstanciado do espaço onde se encontra a maior parte do acervo documental do Museu Militar dos Açores e ficou sensibilizada com degradação que encontrou.

As atuais instalações não têm proteção contra incêndios e/ou inundações nem climatização, o que é particularmente grave devido à proximidade do mar. A humidade relativa média nas salas do antigo paiol do século XVIII ronda os 70 por cento, com implicações fortemente negativas na conservação dos documentos, que são uma das mais importantes fontes para a investigação histórica nos Açores.

O Museu Militar dos Açores tem protocolos com o Arquivo Municipal de Ponta Delgada e com a Universidade dos Açores e, com esta obra, contribuirá para a recuperação global do Forte de São Brás e para a criação de um Polo Cultural Militar dos Açores.

DL/GR

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário