Danças de Carnaval no inventário nacional de património cultural imaterial

Foto: DR

O Secretário Regional da Educação e Cultura anunciou esta quinta-feira, 30 de janeiro, que foi aceite o pedido de registo das danças, bailinhos e comédias do Carnaval da Terceira no inventário nacional do património cultural imaterial.

Avelino Meneses, que falava na cerimónia de abertura do 2.º Congresso Internacional do Carnaval, que decorre até sábado na Vila das Lajes, na Praia da Vitória, adiantou que agora se segue um processo de consulta pública antes da “desejada notícia”, sob a forma de publicação em Diário da República.

“É o culminar de um longo processo”, estribado em investigação desenvolvida ao longo de 2015 e 2016, que “inclui a recolha e pesquisa de documentação e bibliografia, a observação direta e indireta e a realização de entrevistas e questionários”, salientou Avelino Meneses.

O Secretário Regional frisou, no entanto, que, em matéria de defesa e preservação da cultura insular, a ação do Governo dos Açores “não se ficará por aqui”.

Está ainda a ser facultado apoio técnico à candidatura das Romarias Quaresmais a património cultural imaterial.

Por outro lado, num projeto “de maior folgo”, estão a decorrer os preparativos do dossier com vista à apresentação de uma candidatura das Festas do Espírito Santo, que “são o verdadeiro cimento da multifacetada identidade açoriana”, afirmou.

DL/GaCS

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário