A presidente da câmara municipal da Lagoa, Cristina Calisto, marcou presença na sessão de abertura da apresentação pública da nova estratégia da Cartilha da Sustentabilidade para os Açores, que teve lugar no edifício do Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel.
Na ocasião, foi apresentada uma nova Cartilha da Sustentabilidade para os Açores, com uma métrica diferente, que permitirá aos parceiros, incluindo os municípios, identificar as ações realizadas e ter uma noção dos passos já dados.
A edil lagoense considera que este é um passo importante na reestruturação da Cartilha da Sustentabilidade dos Açores, para que a mesma possa “ser um vetor mobilizador na adoção dos princípios da agenda 2030, em alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável.”
De acordo com Cristina Calisto, “o futuro dos Açores passa por elevar os seus níveis de sustentabilidade, através da adoção de práticas que permitam o desenvolvimento sustentável da região, num compromisso entre os setores público e privado, que se impõe equilibrado, coerente, alinhado e concretizável.”
Neste sentido, a autarca mostrou-se “orgulhosa” pelo fato da câmara municipal da Lagoa ter “subscrito a fundação da cartilha da sustentabilidade e implementado, ano após ano, várias iniciativas transversais aos pilares do desenvolvimento sustentável.”
As viaturas elétricas, a produção energética para autoconsumo, a substituição de iluminação de espaços públicos, as melhores condições de mobilidade e acessibilidades, a manutenção de um espólio cultural diverso e disperso, o fomento de atividades culturais, as medidas de apoio social de base e complementar são exemplos de ações realizadas e em curso pela câmara municipal da Lagoa.
Os leitores são a força do nosso jornal
Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.
Deixe uma resposta