Cristina Calisto disponibiliza ATL para apoio às crianças refugiadas da guerra

© CML

A presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, recebeu o ucraniano Anatoly Lyetayev que está a desenvolver a campanha para acolher refugiados ucranianos na região, anunciou hoje, 9 de março, a autarquia lagoense.

Anatoly Lyetayev está disponível para ajudar a trazer, sobretudo, mulheres e crianças ucranianas para os Açores, mas realçou que precisa de acautelar, em primeiro lugar, a acomodação das pessoas, sendo essa a principal dificuldade a ultrapassar. Nesse sentido, apelou à presidente da autarquia da Lagoa, que através dos serviços autárquicos, sensibilize as pessoas a acolher refugiados nas suas moradias.

O emprego para os refugiados que estão disponíveis para trabalhar foi outra das preocupações debatidas, bem como o acolhimento das crianças nos estabelecimentos escolares, bem como em Atelier de Tempos Livres.

Na ocasião, Cristina Calisto afirmou que “a Câmara Municipal irá disponibilizar um espaço para a criação de um ATL, que a título provisório possa apoiar as crianças refugiadas, de forma a que seja possível às mesmas frequentarem os estabelecimentos escolares e garantir aos progenitores o suporte necessário à sua integração social e profissional.”  

A autarca garantiu ainda a realização de uma campanha de sensibilização dirigida aos Lagoenses para o acolhimento destas pessoas através do Gabinete de Ação Social, sendo que todos os interessados podem desde já demonstrar a sua disponibilidade através da sua inscrição nos respetivos serviços.

“É crucial que o Governo regional dos Açores promova a formação adequada, nomeadamente em termos linguísticos, no que se relaciona com aprendizagem da língua portuguesa, e ainda a conceção de programas de emprego específicos, através da criação de uma rede que envolva todos os agentes de desenvolvimento local, para receber os refugiados da guerra na Ucrânia”, concluiu a presidente.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário