Crescimento acentuado do consumo das famílias nos Açores

As compras de produtos alimentares nas superfícies comerciais dos Açores cresceram, a preços constantes, 4,15% em setembro, face ao mesmo período de 2017, de acordo com a informação do Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA).

Considerando os valores corrigidos de sazonalidade, o crescimento é significativo, ou seja, 4,4% na média dos últimos 12 meses, refletindo estabilidade no crescimento deste indicador de consumo das famílias.

Relacionado também com o consumo privado, e segundo informação divulgada pelo SREA, as compras com cartão eletrónico atingiram perto de 80 milhões de euros no mês de setembro, aumentando 6,4% em termos homólogos, sendo que cerca de 70 milhões são de compras com cartão de bancos nacionais, o que representa um acréscimo de 5%.

No mês de setembro, o valor global dos levantamentos (50,2 milhões de euros) e das compras através de cartão (79,8 milhões de euros) teve um aumento homólogo de 4%, atingindo 130 milhões de euros.

Ainda de acordo com o SREA, no 3.º trimestre deste ano, que abrange os meses de verão, as compras efetuadas por intermédio de terminais de pagamento automático totalizaram 270 milhões de euros, crescendo 8% em comparação com igual período do ano anterior.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário