Corvo vai ter reservatório para armazenar água

Foto: DL

O anúncio foi feito na Assembleia Regional pelo Secretário Regional da Agricultura e Pescas. Ainda este ano o Corvo vai ter um reservatório para reforçar o armazenamento de água para a agricultura, com capacidade para cerca de 100 metros cúbicos.

“Ainda este mês de janeiro será adjudicada pela IROA, S.A. a empreitada de construção do reservatório de Entrecancelas, cuja gestão será assegurada pelo município, que é quem gere toda a rede de abastecimento de água para consumo humano e agrícola na ilha”, referiu João Ponte, garantindo que o Governo dos Açores sempre esteve e estará disponível para apoiar o município do Corvo no apoio à melhoria do sistema de abastecimento de água à agricultura.

O governante falava no âmbito da discussão de um Projeto de Resolução do PPM, que foi rejeitado, que recomendava que o Governo Regional, através das entidades por ele tuteladas, assumisse todas as responsabilidades logísticas e financeiras relacionadas com a construção, reparação e manutenção dos reservatórios agrícolas na ilha do Corvo.

João Ponte frisou que “o Governo dos Açores nunca se desresponsabilizou do abastecimento de água à agricultura no Corvo”, tendo vindo a colaborado com a autarquia sempre que foi solicitado, de forma “muito clara e transparente”, apontando o exemplo do apoio à construção de dois reservatórios nos últimos anos.

Garantindo que o Governo Regional está focado no futuro, o titular da pasta da Agricultura afirmou que o Executivo vai continuar a investir na modernização das infraestruturas agrícolas e a trabalhar para disponibilizar água em quantidade e qualidade a todo o setor.

O executivo açoriano tem em curso um conjunto de estudos nas várias ilhas para identificar as necessidades hídricas no setor agrícola. O objetivo do Governo regional passa por desenvolver investimentos concreto, no âmbito dos quadros comunitários, para cada realidade.

DL/GaCS

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário