Convento de Santo António recebe lançamento do livro “Roteiro do Jardim dos Frades”

© CM LAGOA

No âmbito das comemorações dos 500 anos de elevação da Lagoa a sede de concelho, o convento de Santo António irá acolher, no próximo dia 8, a partir das 18h00, o lançamento e apresentação do “Roteiro do Jardim dos Frades”, elaborado por Isabel Soares de Albergaria, historiadora e especialista em jardins românticos, com vasta obra publicada, e Maria João Pereira, botânica, ambas professoras da Universidade dos Açores.

As autoras farão uma apresentação do “Roteiro do Jardim dos Frades” abordando-o nas suas dimensões histórica e botânica. A obra agora disponibilizada ao público poderá ser descarregada para os telemóveis dos visitantes, que assim terão oportunidade de conhecer com profundidade todos aqueles aspetos deste importante jardim público, que sendo uma criação humana é também uma obra da natureza.  

Este evento será seguido da inauguração da exposição de longa duração, intitulada “Memória do Território”, que ocorrerá, no mesmo dia, às 18h45. Estes dois eventos que abordam temáticas complementares terão lugar no convento de Santo António, e na sua antiga cerca, hoje jardim municipal.

O Núcleo da Memória é um dos dois núcleos museológicos que estará patente ao público no antigo convento franciscano de Santo António, atual sede do museu Lagoa-Açores. Trata-se de uma exposição de longa duração estruturada em dois eixos. O primeiro é o da génese da ilha, seu descobrimento e subsequente humanização da paisagem micaelense, sendo este último aspeto centrado no território concelhio.

O segundo eixo, também referenciado à memória, centra-se no convento, sendo visitados os seus espaços imbuídos de valor museográfico, englobando a contextualização do edifício na história da Ordem de São Francisco nos Açores até à atualidade.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário