Consulado honorário da República Eslovaca abre na Ribeira Grande

© CMRG

O Embaixador da República Eslocava, Oldrich Hlavácek, e a Cônsul Honorária da República Eslovaca nos Açores, Zuzana Vieira, foram recebidos ontem, 12 de abril, na Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Na ocasião, o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, mostrou-se bastante satisfeito e honrado com a visita do Embaixador à cidade da Ribeira Grande, para assinalar a abertura do primeiro consulado da Eslováquia nos Açores, considerando esta uma excelente oportunidade para estreitar relações e fomentar um intercâmbio cultural entre os dois povos.

“A Ribeira Grande e a Eslováquia têm em comum, entre outras, a tradição do folclore. Através do consulado podemos realizar intercâmbios e convidar os grupos da Eslováquia a vir à nossa cidade e os nossos grupos irem até à Eslováquia”, referiu Alexandre Gaudêncio.

A Ribeira Grande avançou também que está disponível para receber refugiados: “estamos dispostos a receber, através do consulado, famílias ucranianas que se tenham refugiado na República Eslovaca. Queremos fazer parte da solução e sabemos que os Açores já estão a receber refugiados e nós podemos colaborar e receber essas pessoas”, disse o autarca.

O presidente da autarquia aproveitou a ocasião para explicar um pouco da história do concelho, através dos azulejos que estão dispostos no Salão Nobre, e apresentar um vídeo com algumas das maiores potencialidades e costumes da Ribeira Grande. No final, o Embaixador da República Eslovaca, Oldrich Hlavácek, deixou a sua assinatura no livro de honra da autarquia.

Após a receção, seguiu-se a inauguração do Consulado Honorário da República da Eslováquia, o primeiro nos Açores, e cuja sede está na cidade da Ribeira Grande, situada na rua Padre Luís da Silva Cabral.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário