Log in

Conhecidos os vencedores do Orçamento Participativo Jovem Lagoa 2017

A votação das propostas a concurso ao Orçamento Participativo Jovem Lagoa 2017 (OPJ 2017) encerraram às 23h59 do passado Domingo, dia 28 de Maio, tendo decorrido ininterruptamente desde o dia 2 do mesmo mês.

À semelhança do que aconteceu na sua 1ª edição, em 2016, a decisão do vencedor desta iniciativa da Câmara Municipal de Lagoa voltou a estar nas mãos da população. Sendo verdade que a maioria é residente na Lagoa, importa realçar o importante papel de muitos que residem noutros pontos da ilha, algo possível dada a votação ser aberta a todos aqueles que, tendo mais de 12 anos, vivem, trabalham, estudam, ou estão de algum modo associados a uma entidade com sede no concelho.

Uma nota da autarquia revela que as estatísticas do local de residência dos votantes que, quando analisado o top 3, revelam que 36% habitam em Água de Pau, 28% pertencem a freguesias fora de Lagoa e 17% tem morada em Santa Cruz.

No que respeita concretamente às propostas votadas, verificou-se o seguinte: 1º lugar) 43% dos votos, “Jogos sem Barreiras”; 2º) 24%, “Parque de Lazer Familiar ‘Ciência a Brincar’ Playscience”; 3º) 17%, “Campo Escutista”; 4º) 6%, “Implementação de Balizadores”; 5º) 4%, “Recipientes para Recolha de Dejetos de Cães”; 6º) 3%, “Corrida Náutica de Lagoa [Caiaque+Stand Up Paddle]”; 7º) 2%, “Centro Tecnológico de Apoio à Formação de Jovens Atletas”; 8º) 1%, “O Circo Integra”.

Tendo em conta os resultados, parte da dotação orçamental disponível para o OPJ (25.000€) será aplicada na proposta que reuniu mais votos. O restante será destinado à implementação de outras propostas do OPJ 2017 cujos valores orçamentados possibilitem a sua concretização adicionalmente à vencedora, respeitando tanto quanto possível a classificação obtida.

A mesma nota dá conta de que, em 2018, o OPJ voltará a agitar Lagoa, sendo agora tempo de ver nascer e usufruir da obra resultante da edição deste ano, mas também de 2016. Recorde-se que a “Casa de Apoio a Atividades de Montanha” será finalmente inaugurada este Verão, sendo um símbolo da seriedade, do compromisso e da persistência da Câmara Municipal de Lagoa na afirmação desta iniciativa e na defesa dos desejos manifestados pela população.

DL/CML

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem