“Conhecer a Lagoa” é o mote para jogo pedagógico

© CM LAGOA

A câmara municipal da Lagoa concebeu um jogo pedagógico intitulado “Conhecer a Lagoa”, com o intuito de promover, de forma lúdica, um maior conhecimento do concelho da Lagoa no que diz respeito à sua história, educação, cultura e patrimónios material e imaterial.

Trata-se de um jogo de tabuleiro que pode ser jogado individualmente (até cinco jogadores) ou em equipa (até cinco equipas) e é constituído por 45 cartões, com questão-resposta, cinco peões, um dado e cinco puzzles. Para vencer o jogo, o jogador ou a equipa terá de conquistar o concelho da Lagoa completando o puzzle com as seis peças de cada cor que correspondem às cores das casas de jogo e respetivas perguntas e voltar à casa de partida.

De referir que os cinco peões do jogo foram elaborados pelo bonecreiro residente do convento de Santo António, João Arruda, e correspondem a bonecos representativos da arte bonecreira, nomeadamente o franciscano, a camponesa, o homem do chapéu de três bicos, a mulher do capote e capelo e o cagão, sendo esta última figura idiossincrática da arte bonecreira da Lagoa.

Estes peões foram concebidos em parceria com o Expolab – Centro de Ciência Viva, para reduzir as figuras originais para o tamanho de peões de jogo, através de impressão 3D.

O jogo pedagógico “Conhecer a Lagoa” será distribuído a todas as escolas e centros de atividades de tempos livres do concelho, a partir do dia 24 de novembro, no âmbito das comemorações dos 500 anos de elevação da Lagoa a vila e a sede de concelho e dos dez anos de cidade, integrando, ainda, o programa comemorativo do Dia Internacional da Cidade Educadora.

Categorias: Local

Deixe o seu comentário