Concurso de presépios da Lagoa com uma nova modalidade

© D.R.

A 31.ª edição do Concurso de Presépio vai contar com uma nova modalidade, a de Figurado Contemporâneo em Barro, anunciou hoje, 26 de novembro, a Câmara da Lagoa.

“Com a introdução desta nova vertente, este Concurso pretende sensibilizar todos os participantes para a exploração de novas formas contemporâneas de figurado em barro, enquadradas nas tipologias da escultura cerâmica da Lagoa (Religiosa; Identitária – Costumes Regionais e Arquitetónica) e estimular, igualmente, o surgimento de novos bonecreiros, que se dediquem a esta particular forma de arte, no concelho de Lagoa”, é dito na nota de imprensa enviada às redações.

A autarquia lagoense, refere ainda que o Concurso de Presépios e de Figurado Contemporâneo em Barro “tem como principal propósito dar continuidade à singularidade da arte bonecreira e dos presépios lagoenses, enaltecendo esta forma de manifestação cultural, que justifiquem o epíteto de “cidade presépio” atribuído à Lagoa.”

Desde esta sexta-feira, 26 de novembro, todos os interessados em participar no concurso podem proceder à sua inscrição, através do telefone 296 960 600, ou via e-mail, para: concursopresepios@lagoa-acores.pt e, ainda, através do formulário de inscrição disponibilizado no portal da Câmara Municipal de Lagoa, em www.lagoa-acores.pt.

A Câmara sublinha também que, só serão admitidas participações de concorrentes com residência/sede no concelho de Lagoa, sendo que, os participantes deverão fotografar o seu trabalho e enviar, até ao dia 21 de dezembro, no máximo dez fotografias, com boa resolução, que incluam todos os pormenores do presépio e/ou figurado em barro a concurso, identificando o autor do trabalho, para o e-mail concursopresepios@lagoa-acores.pt.

Como habitualmente, serão admitidas inscrições em duas categorias para o Concurso de Presépios, nomeadamente, Presépio Tradicional e Presépio Original, em que, em ambas as categorias serão permitidas inscrições em três classes, desde logo, Classe I – Pessoas Singulares; Classe II – Escolas, Jardins de Infância, Creches, Ateliers de Tempos Livres e  Classe III – Catequeses do concelho e Instituições públicas ou privadas do concelho.

Por seu turno, no Concurso de Figurado Contemporâneo em Barro serão admitidas inscrições apenas na categoria de Figurado Contemporâneo em Barro.

O Concurso de Figurado Contemporâneo em Barro, cada participante poderá concorrer com mais do que uma figura, sendo que, o júri avaliará cada uma, seguindo diversos critérios de avaliação, nomeadamente: a criatividade e originalidade, expressas na criação de novos moldes de sua autoria; a abordagem de problemáticas atuais; a inovação, através da representação da contemporaneidade e o acabamento do figurado em barro e estética final.

No que concerne ao concurso de Presépios os prémios serão atribuídos por cada categoria, em que, na Classe I – Pessoas Singulares e na Classe III – Instituições públicas ou privadas do concelho, o primeiro prémio é de 200 euros, seguindo-se de 100 euros para o segundo classificado e de 50 euros para o terceiro. Já na Classe II, Escolas, Jardins de Infância, Creches, Ateliers de Tempos Livres e Catequeses do concelho, a turna ou grupo vencedor ganhará 200 euros. O segundo classificado, cada aluno/utente da turma/grupo vencedor receberá uma caderneta familiar para o Complexo Municipal de Piscinas e o terceiro prémio, a turma/grupo vencedor ganha uma visita a um equipamento lúdico pedagógico à escolha da turma/grupo, disponível no concelho, com tudo incluído, nomeadamente a entrada, o transporte e o lanche.

Relativamente ao concurso de Figurado Contemporâneo em Barro, será atribuído um valor monetário de 200 euros para o primeiro classificado, sendo que, o prémio poderá não ser atribuído a nenhum figurado, caso o voto de, pelo menos, dois terços do Júri considerar, que nenhuma das figuras em barro apreciadas apresenta condições para o receber.

De salientar que, o vencedor do Concurso de Figurado Contemporâneo em Barro, caso pretenda, poderá comercializar a sua figura de barro na Loja do Museu de Lagoa- Açores. Assim, a Câmara Municipal de Lagoa, por forma a incentivar a produção da figura de barro vencedora, disponibilizará as instalações do convento de Santo António, nomeadamente a sua oficina para a cozedura do figurado em barro.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário