Concluído o mapeamento dos usos do oceano nas primeiras três ilhas do arquipélago

© DL

O programa Blue Azores já concluiu o processo do Mapeamento de Usos do Oceano nas ilhas do Corvo, Flores e Santa Maria, foi hoje, 14 de março, anunciado no portal do Governo dos Açores.

De acordo com o comunicado disponível, são 495 as respostas aos inquéritos, representando o uso do oceano de perto de 1.100 pessoas que partilharam o seu conhecimento do Mar dos Açores.

Nas três ilhas já apuradas, ao longo de três semanas, os participantes foram convidados a indicar e a classificar por grau de importância as zonas do oceano que mais utilizam e valorizam, como as áreas da pesca ou de atividades lúdicas.

A iniciativa é realizada no âmbito do Programa Blue Azores, um programa centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos, que tem como objetivo proteger 30% do mar dos Açores através de Áreas Marinhas Protegidas. Os resultados deste processo serão depois utilizados na definição das nossas Áreas Marinhas Protegidas dos Açores.

As informações obtidas no inquérito irão complementar e aprofundar os dados científicos existentes, ajudando a preencher lacunas relacionadas com as atividades que ocorrem nas zonas costeiras do arquipélago.

A informação recolhida pelo inquérito será trabalhada e transposta para mapas, ilha a ilha, que indicarão as áreas mais importantes para as pescas, mas também as zonas marítimas consideradas turísticas ou reservadas a atividades lúdicas. 

Em breve, as ilhas Graciosa, Pico, Faial, e São Jorge irão também receber os inquéritos de Mapeamento dos Usos do Oceano.

DL

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário