Log in

Concluída a avaliação aos Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil

pub

A Secretária Regional da Solidariedade Social adiantou que a avaliação à Rede Regional de Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ), uma resposta “pioneira a nível nacional”, permitiu sinalizar duas grandes necessidades de reforço de intervenção.

Andreia Cardoso, que falava no Encontro Regional de Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil, identificou “a necessidade de intervenção, muitas vezes em jovens com menos de 14 anos de idade, e o acompanhamento de jovens com mais de 18 anos, com vista à sua empregabilidade”.

A governante salientou que estas questões, detetadas no decorrer da avaliação, “serão merecedoras de reflexão” durante este Encontro, que decorre até quarta-feira, e onde também será abordada a importância e necessidade de formação.

Nesse sentido, acrescentou a titular da pasta da Solidariedade Social, realizou-se em outubro uma ação de formação sobre Intervenção Precoce e Instrumentos de Rastreio/Intervenções Preventivas em CAD, através da Direção Regional de Prevenção e Combate às Dependências.

A Secretária Regional referiu que já existem 12 CDIJ nos Açores.

Andreia Cardoso revelou que, nos últimos anos, com o aumento da escolaridade obrigatória, os CDIJ “têm desempenhado um papel de promoção do acesso ao direito à educação, desenvolvendo estratégias alternativas de formação escolar em ações concertadas com a Direção Regional de Educação, junto de jovens em situação de vulnerabilidade social”.

DL/Gacs

avatar-2

Diário da Lagoa

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem