Concelho da Lagoa em “alto risco”

© DL

O concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel, nos Açores, passou hoje para o nível de “alto risco” epidemiológico, contando atualmente com 22 casos ativos de covid-19.

A informação consta do boletim semanal de risco hoje publicado pela Autoridade de Saúde dos Açores, indicando a alteração dos níveis de risco dos concelhos açorianos, passando a Lagoa de concelho de “baixo risco” para “alto risco”, enquanto Ponta Delgada, com 51 casos ativos de covid-19 está em “médio risco” de transmissão do SARS-CoV-2.

Quanto ao concelho da Povoação, também na ilha de São Miguel, está agora em situação de “baixo risco” de transmissão do SARS-CoV-2.

Todos os outros concelhos dos Açores permanecem em “muito baixo risco”.

Na semana passada apenas o concelho da Ribeira Grande, em São Miguel, estava em “alto risco”, após o levantamento da cerca sanitária parcial que existia na vila de Rabo de Peixe e com o aparecimento de novos casos de infeção.

Na altura, o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, disse que devido a se estar “em vésperas das férias da Páscoa” e como “a população estudantil tem um risco acrescido de transmissibilidade” tinha sido decidido que as escolas da Ribeira Grande iriam ficar em regime de ensino à distância durante duas semanas.

Devido ao nível de “alto risco” então aplicado a Ribeira Grande, estava também determinado o recurso ao teletrabalho sempre que fosse permitido ou o desfasamento de horários, o encerramento de creches e atividades de tempos livres, o encerramento de ginásios e piscinas cobertas e limitações à realização de funerais.

Além disso, os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares tinham de encerrar às 15:00, podendo funcionar até às 22:00 apenas em regime de entrega ao domicílio ou ‘take-away’, e era proibida a circulação na via pública entre as 20:00 e as 05:00, durante a semana, e entre as 15:00 e as 05:00, aos fins de semana, no concelho da Ribeira Grande.

O secretário Regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses, tem agendada para hoje à tarde uma conferência de imprensa para atualização das medidas de combate à pandemia de covid-19 nos Açores.

Os Açores contam hoje com 115 casos ativos de covid-19, dos quais 114 em São Miguel e um na Terceira.

Lusa/ DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário