Comitiva de Sainte Thérèse na Lagoa durante uma semana

Lagoa-vista-REmedios

No âmbito da geminação entre as cidades de Lagoa e Sainte-Thérèse, estará em São Miguel, a partir desta sexta-feira, uma delegação desta cidade irmã no Canadá. 

A chegada da comitiva está prevista para esta sexta-feira, dia 29 de agosto, estando previsto o seu regresso, ao Canadá no próximo dia 5 de setembro. 

No âmbito do programa oficial desta visita, destaque para a receção de boas vindas que decorrerá este sábado (dia 30), pelas 12h30. Neste dia haverá uma vista ao Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, à Casa Museu – Mercearia Central em Água de pau e aos Núcleos Museológicos da Ribeira Chã. 

No domingo (dia 31) a comitiva visitará o Museu das Capelas, pelas 10h00, sendo que pelas 12h00 haverá uma visita ao Complexo de Piscinas de Lagoa. 

Na segunda-feira, dia 1 de setembro, na Casa da Cultura Carlos César, terá lugar, pelas 09h00, uma reunião de trabalho, após a mesma decorrerá a abertura da sala Ville de Sainte Thérèse com assinatura do livro de honra. 

Pelas 11h30 haverá uma visita ao Convento dos Franciscanos. 

Para terça-feira, dia 2 de setembro, está agendada a inauguração da Exposição “20 Anos, 20 Fotos”. 

Na quarta-feira, dia 3 de setembro, acontecerá um dos momentos altos desta receção, nomeadamente a inauguração do monumento comemorativo da Geminação 20 anos Lagoa – Sainte-Thérèse, pelas 19h30, a qual contará com a participação da Filarmónica Lira do Rosário. 

O regresso da comitiva, ao Canadá, está agendada para sexta-feira, dia 5 de setembro.

De recordar que a geminação foi efectuada em 1994. Depois disso, tem sido grande a proximidade entre estas duas cidades. mediante a realização de intercâmbios escolares intercâmbios culturais.

Recentemente, uma delegação da Câmara Municipal de Lagoa, chefiada pelo seu presidente, esteve no Canadá, sendo o principal motivo da visita a comemoração dos 20 anos de geminação entre as duas cidades.

Sainte-Thérèse tem cerca de 25 mil habitantes, sendo cerca de cinco mil os emigrantes açorianos, entre os quais, a grande maioria é oriunda do concelho de Lagoa.

DL

Categorias: Local

Deixe o seu comentário