Clube Desportivo Escolar de Água de Pau conquista 65 medalhas no regional de categorias

© CORTESIA CDEAP

O Clube Desportivo Escolar de Água de Pau (CDEAP) arrecadou 65 medalhas no Campeonato Regional de Categorias, que decorreu, entre 11 e 13 de março, na cidade da Praia da Vitória, na ilha Terceira.

Foram 25 medalhas de ouro, 16 de prata e 24 de bronze, resultantes das participações quer a nível individual, quer a nível coletivo.

O atleta Gonçalo Rebelo arrecadou seis medalhas de ouro no total máximo das seis provas individuais em que pôde competir, a que acresce a medalha de prata na prova de estafetas, o que o tornou o melhor atleta juvenil dos Açores.

Já a atleta júnior Mariana Reis arrecadou seis medalhas de ouro e uma de bronze no total das sete provas em competiu, tendo a atleta, igualmente júnior, Maria Cabral conquistado três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.

Destaque ainda para as atletas juvenis Margarida Sousa (duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze), Matilde Cunha (uma medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze) e para o atleta Tomás Medeiros (uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze).

Em declarações ao Diário da Lagoa, o presidente do clube, Pedro Pereira, realça que foram “a equipa [feminina] mais medalhada no Campeonato dos Açores dos escalões de formação”. O responsável explica que nos masculinos, o atleta Gonçalo Rebelo participou em seis provas para o seu escalão e conquistou as seis medalhas de ouro.

“Os dois nadadores que ficaram à frente do Gonçalo com sete medalhas de ouro cada, não nadam cá [na região]. Se olharmos para o background da minha equipa, o Gonçalo venceu as medalhas não sendo jovem talento, não tendo esse estatuto e não tendo o número de treinos que esses atletas tiveram ao longo desta pandemia”, garante Pedro Pereira, destacando que foi “um nadador que teve muito tempo parado”, mas teve capacidade de superar o desafio.

Questionado sobre como conseguem os atletas contrariar as dificuldades impostas pela pandemia, Pedro Pereira afirma que se deve à “resiliência desta equipa jovem”.

“A equipa feminina para o ano estará a participar novamente no campeonato nacional, na terceira divisão. Temos vindo sempre a crescer em todos os regionais de categorias, temos sempre aumentado o número de medalhados”, relembra o presidente do clube escolar da vila de Água de Pau.

O clube pauense tem como uma das suas premissas o desenvolvimento do desporto escolar, permitindo às crianças e jovens o acesso à prática de atividade física e desportiva.

O CDEAP é um dos clubes mais ecléticos do concelho da Lagoa, com a participação em algumas modalidades desportivas, com a natação a se afirmar como a que melhores resultados tem dado aos seus atletas.

DL

Categorias: Desporto

Deixe o seu comentário