Cineteatro Lagoense recebe conferência sobre o Espaço

© CML

O Cineteatro Lagoense Francisco D’Amaral Almeida vai receber, na próxima  sexta-feira, 6 de maio, pelas 21 horas, a conferência «Espaço: A Próxima Fronteira», proferida pelo astrofísico e professor Pedro Mota Machado e inserida no projeto ISU – In the Search of the Uncertain, desenvolvido pelo Clube de Geocaching da Escola Secundária de Lagoa.

Pedro Mota Machado está ligado a várias missões da Agência Espacial Europeia como a Ariel, EnVision e EMARS. No caso da missão Ariel, trata-se do estudo das atmosferas dos exoplanetas. Em relação à missão EnVision o astrofísico encontra-se na direção de um instrumento da missão, um espectógrafo de infravermelhos.

A conferência decorre no âmbito do projeto dedicado ao espaço e à ciência, denominado ISU – In the search of the uncertain, que o Clube de Geocaching da Escola Secundária da Lagoa (ESL) se encontra a organizar desde setembro de 2021.

O projeto ISU – In the Search of the Uncertain conta com uma grande implementação na comunidade escolar e interdisciplinar, envolvendo a participação direta de 102 alunos e 10 professores. O Clube de Geocaching da ESL estima, ainda, que cerca de dois mil e quinhentos alunos participem no total das atividades previstas deste projeto.

De acordo com a autarquia lagoense,  a vereadora Albertina Oliveira, responsável pela pasta da Educação e do Turismo, defende que “este é um clube que goza de enorme dinamismo e que tem vindo a conquistar a participação dos jovens na temática do Geocaching, aludindo simultaneamente à ocupação dos tempos livres, enquanto incute respeito e valorização da natureza, utilização de tecnologias de informação e comunicação e, desta feita, alarga até ao Espaço a sua intervenção” realçando a autarca que é responsabilidade da autarquia “apoiar o seu trabalho e contar com a continuidade do bom trabalho desenvolvido”.

Está, ainda, prevista a realização de vários eventos relacionados com o tema do espaço, durante este ano letivo e o próximo, como a realização de uma visita de estudo fora da ilha de São Miguel e um contato com a Estação Espacial Internacional. Outras das atividades previstas são a observação solar no Dia Internacional do Sol, a Feira da Física e Ciência, a realização de uma atividade sobre robótica, a participação em diversas conferências alusivas ao tema e a realização de uma formação certificada para professores sobre a “Física e o Espaço”.

DL

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário