Cinco jovens da Lagoa participam na Semana Europeia de Democracia Local em Valongo

A convite do município de Valongo, a Câmara Municipal de Lagoa participou na Semana Europeia de Democracia Local – SEDL, dia 16 de outubro, onde decorreu o “1.º Encontro de Proponentes de Orçamentos Participativos Jovens”.

Trata-se de um Workshop dinâmico, onde os participantes, jovens que já apresentaram propostas em Orçamentos Participativos, puderam refletir sobre as várias fases do processo, procurando encontrar soluções inovadoras e facilitadoras para o mesmo.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Lagoa quis premiar os vencedores da proposta mais votada do OPJ – 2018, designadamente as “Diversões aquáticas na Caloura e no Complexo Municipal de Piscinas”, através de um sorteio de cinco viagens, permitindo que os jovens lagoenses fossem até ao distrito do Porto, mais precisamente ao Município de Valongo, de 15 a 16 de outubro, por forma a participarem no encontro que decorreu com os Orçamentos Participativos de vários municípios do país.

Assim sendo, no passado dia 28 de setembro, no edifício dos Paços do Concelho, em Santa Cruz, teve lugar uma reunião com os encarregados de educação e com os vencedores do Orçamento Participativo Jovem deste ano, com o propósito de efetuar o sorteio da viagem a Valongo, onde compareceu um total de 11 jovens.

Marta Oliveira Almeida; Sara Patrícia Pavão Andrade; David Manuel Ribeiro Tavares; Maria Antónia de Tavares Braga e Maria Gata Pereira, foram os cinco jovens contemplados com a participação na Semana Europeia de Democracia Local, em Valongo. Por outro lado, Henrique Teodoro, do Conselho Municipal da Juventude, sendo o único membro que participou no OPJ-2018, também foi convidado pela autarquia lagoense.

A Câmara Municipal de Lagoa através desta ação, espera que a participação neste workshop seja frutuosa, enriquecedora e motivadora, por forma a consciencializar os jovens do concelho e que os mesmos se envolvam mais na vida social do município e nos projetos realizados pela autarquia, alcançando assim a proximidade desejada entre o poder local e os munícipes mais jovens.

De relembrar que, a SEDL é um evento europeu que decorre anualmente, em outubro, cujo principal objetivo passa por mobilizar os cidadãos europeus, em torno do tema da democracia local.

DL/CML

Categorias: Local

Deixe o seu comentário