Centro Municipal de Cultura acolhe exposição “Atlântida”

© CM PONTA DELGADA

O Centro Municipal de Cultura, em Ponta Delgada, vai acolher a exposição do Coletivo 18, representado pelas artistas Isabel Silva Melo e Kuul Portugal, intitulada “Atlântida”.

Esta exposição, que apresenta uma mostra de vinte e duas esculturas em papel e em cerâmica, será inaugurada a 3 de novembro, pelas 17h00, e ficará patente na Sala do Forno deste espaço municipal até 2 de dezembro.

O Coletivo 18 é uma estrutura destinada a dar suporte a grupos de criadores com o objetivo principal de dignificar o artesanato português, apresentando propostas conjuntas e novos caminhos para o artesanato tradicional e contemporâneo.

Este grupo já expôs no Palácio Episcopal do Porto, Palácio Nacional de Mafra, Museu da Misericórdia do Porto, no Museu Carlos Machado e este ano vai estar no Centro Municipal de Cultura, em Ponta Delgada.

Quanto às artistas, Isabel silva Melo é licenciada em artes plásticas, com uma pós-graduação em design do produto de joalharia e elabora esculturas em cerâmica que desafiam a matéria.

Uma formação de cerâmica no museu Carlos Machado despertou-lhe o gosto por esta vertente e é na pintura e na ilha que encontra inspiração para as suas peças.

Neste sentido, o fogo, a cor e os elementos vão estar presentes nesta exposição que reflete a abordagem contemporânea da ceramista que já foi premiada diversas vezes a nível nacional.

Quanto a Kuul Portugal (Sacha Vorontsova), esta elabora esculturas de papel que impressionam pela minúcia do detalhe. A autora tem ascendência judaica oriunda da região da Guarda, nasceu em Istambul, na Turquia, e teve o seu reencontro com o artesanato português no Minho, onde vive atualmente.

A sua obra busca inspiração na arte sacra de cariz popular português como os presépios, oratórios, entre outros. É, hoje, uma das mais conceituadas artistas na arte de moldar o papel e foi buscar a sua técnica à tradição do teatro de marionetas, já que é formada em teatro.

Categorias: Cultura

Deixe o seu comentário