Centro de Karaté de Lagoa e o Clube de Patinagem de Santa Cruz homenageados no âmbito das festas de Santo António

A Junta de Freguesia de Santa Cruz, na cidade de Lagoa, decidiu homenagear duas associações que têm levado o nome do concelho além fronteiras e que têm sido verdadeiras escolas de formação desportivas para os jovens lagoenses: o Centro de Karaté de Lagoa e o Clube de Patinagem de Santa Cruz.

Estas homenagens decorreram esta quinta-feira, dia 8 de junho, na igreja do Convento dos Franciscanos, em Santa Cruz, no âmbito da abertura oficial das comemorações da 26.ª Edição das festas de Santo António.

As medalhas de mérito foram entregues ao presidente de ambos os clubes, António Borges, sendo estas duas associações representativas do “espírito de serviço à comunidade, que exige disciplina, espírito de camaradagem e entreajuda, vontade de ir mais além, com base no esforço individual e coletivo de fazer mais e melhor”, explicou Adriana Rebelo, presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, com grande orgulho nestas duas escolas de formação desportiva.

Adriana Rebelo, em forma de balanço dos quatro anos de mandato e de despedida das suas funções de autarca, por não se voltar a candidatar à presidência da Junta de Freguesia de Santa Cruz nas próximas eleições autárquicas, salientou todo o trabalho desenvolvido na freguesia, nomeadamente: a reabilitação do património imobiliário e a consolidação das contas, respondendo a todas as exigências orçamentais.

Por outro lado, de forma emocionada, agradeceu todo o apoio e esforço comum dos habitantes de Santa Cruz, mas também dos colaboradores e funcionários da Junta de Freguesia, salientando que muitos esperavam, e viram com estranheza, o facto da própria não se recandidatar à presidência da junta de freguesia.

“Não dependo de funções públicas para viver, nem nunca quis fazer carreira política, vim com verdadeiro espírito de missão, porque cada minuto investido na junta foi um minuto desinvestido no meu ganha-pão”, explicou a presidente de Santa Cruz.

Na ocasião, Cristina Calisto, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, salientou alguns projetos efetuados nesta freguesia, como é o caso da requalificação do polidesportivo e referiu projetos que futuramente serão desenvolvidos, nomeadamente a valorização da frente marítima de Santa Cruz, que, após ter sido apresentado em reunião de câmara, será posteriormente apresentado à comunidade.

Por outro lado, a edil lagoense prometeu realizar durante a interrupção letiva de verão, a construção de salas polivalentes nas escolas D. Manuel Medeiros Guerreiro e Tavares Canário, proporcionando um espaço coberto para que as crianças possam brincar em dias de chuva.

Finalmente, a autarquia lagoense irá dar início, este mês de junho e até agosto, à requalificação do jardim do Convento dos Franciscanos, melhorando a iluminação e embelezamento do jardim, num investimento de 100 mil euros.

No primeiro dia das festas de Santo António, que irão decorrer até ao dia 13 de junho, ainda teve lugar a atuação da Sociedade Filarmónica Estrela     D´Alva, com a participação especial dos solistas Carina Almeida e João Costa.

Durante os dias de festa, diversas atividades irão animar a freguesia de Santa Cruz, nomeadamente a abertura da feira de artesanato, várias atuações musicais, a gala de patinagem artística, o desfile das marchas populares de Santo António, a distribuição gratuita de sardinhas à população e a bênção dos noivos.

O momento especial que irá marcar a história da ilha de São Miguel, acontece no último dia das festas, 13 de junho, Dia de Santo António, com o primeiro casamento de Santo António, a ser realizado pela primeira vez na ilha de São Miguel, na cidade de Lagoa.

DL/AS

Categorias: Local

Deixe o seu comentário