Catálogo Coletivo Bibliográfico dos Açores disponível online

O Catálogo Coletivo de Bibliotecas – Património Bibliográfico Açores agrega acervos bibliográficos de várias instituições da Região Autónoma dos Açores, designadamente das três maiores bibliotecas públicas, bem como de outras bibliotecas e centros de informação e documentação.

O CCB – Património Bibliográfico Açores é um dos produtos da plataforma digital, concebida e construída pela “Estrutura para a Casa da Autonomia” com tecnologias web e open source, em ambiente de computação em nuvem (cloud computing), no âmbito do projeto Autonomia dos Açores Digital, vertente digital da Casa da Autonomia, cofinanciado por fundos comunitários.

Além da pesquisa simultânea em diversos fundos do património bibliográfico dos Açores, este catálogo em linha (OPAC) disponibiliza um conjunto de serviços como efetuar reservas, renovar empréstimos, exportar, imprimir e gravar registos, consultar o seu histórico de pesquisa e de empréstimos, criar listas bibliográficas, entre outros.

Este catálogo pode ser comodamente consultado em qualquer parte do mundo, em qualquer equipamento, incluindo telemóveis, com acesso à internet em https://ccbibliotecas.azores.gov.pt.

Atualmente, é possível consultar num universo de mais de meio milhão de registos bibliográficos das bibliotecas públicas e arquivos de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, bem como do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Casa da Autonomia, Centro de Documentação do Museu Carlos Machado e Centro de Informação da Presidência do Governo dos Açores. A estas instituições juntar-se-ão a breve trecho outras, públicas e privadas, com fundos de relevo, ampliando assim a acessibilidade da população a acervos regionais.

DL/GaCS

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário