Log in

Casa do Povo de Rabo de Peixe recebe apoio de 92 mil euros

© VPGRA
pubpub

A Casa do Povo de Rabo de Peixe vai receber um apoio de 92 mil euros para fazer face às despesas relacionadas com a satisfação de necessidades específicas das valências de creche e CATL daquela instituição. O valor que será transferido pelo governo dos Açores para a IPSS resulta da celebração de um contrato de cooperação valor-eventual entre a vice-presidência do governo e a instituição.

Durante a visita à Casa do Povo de Rabo de Peixe, Artur Lima afirmou que este “apoio dá maior sustentabilidade financeira à instituição, relevando-se determinante para que se continuem a prestar serviços diferenciados às crianças, jovens e idosos” da vila de Rabo de Peixe e do concelho da Ribeira Grande.

“A proximidade é um selo de qualidade das IPSS que atuam nas nossas freguesias”, considerou, lembrando o “papel insubstituível que estas instituições assumem no cuidado aos mais frágeis”.

Artur Lima recordou que foi por iniciativa do atual executivo regional que os valores-padrão de respostas sociais como creche, CATL, lar residencial ou estruturas residenciais para idosos tiveram “aumentos consideráveis” para acompanhar as “necessidades do setor”.

No que respeita às creches, o responsável pela pasta da solidariedade social assinalou que o governo dos Açores adotou uma série de medidas que permitem um acesso universal a esta valência de apoio às famílias.

“Tornámos as creches gratuitas e temos vindo a fazer um enorme esforço no sentido de protocolar mais vagas. Nesta legislatura, já protocolámos mais de 600 vagas nesta valência, contratualizando a capacidade instalada das IPSS e rentabilizando os espaços existentes”, disse.

Todavia, insistiu o governante, no âmbito do PRR e do programa Açores 2030, estão “previstos uma série de investimentos” com vista à construção, ampliação e requalificação de equipamentos sociais de apoio à infância, cujos “procedimentos de execução estão a decorrer”.

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.