Câmara de Ponta Delgada apoia criação de mercearia comunitária

© CM PONTA DELGADA

A vereadora da câmara de Ponta Delgada, Cristina do Canto Tavares, marcou presença na inauguração da Mercearia Solidária e Comunitária do bairro de Santo António, no Livramento, projeto desenvolvido pela associação Solidaried’arte que permite adquirir bens essenciais a preços acessíveis.

“É uma boa ajuda para o ano que aí vem. Fiquei satisfeita por perceber que esta mercearia vai permitir a compra e o acesso rápido a produtos de primeira necessidade, mas também proporcionar a criação de refeições saudáveis com a secção de frescos. Sabemos que isto não é uma solução mágica, mas é um bom princípio”, destacou a vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social.

Para além dos preços praticados serem abaixo da média, esta mercearia dá também a possibilidade de o pagamento ser feito em géneros, ou seja, trocando um bem ou um alimento por outro, criando assim um conceito de economia circular e solidária. Apenas os moradores do bairro de Santo António têm acesso aos produtos disponíveis neste espaço.

A Casa dos Manais também teve um papel fundamental na criação deste espaço ao pintar todo o seu interior e contribuir com várias peças de artesanato para venda.

A vereadora acredita que “este projeto tem todas as características necessárias para ser um exemplo de sucesso e, quem sabe, podermos vir a replicar este modelo noutras freguesias com as mesmas dinâmicas sociais.”

Todo o dinheiro faturado vai ser utilizado para manter o stock de produtos na mercearia. São aceites todo o tipo de donativos, por parte de qualquer pessoa ou entidade disposta a ajudar.

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário