Câmara da Ribeira Grande aposta em programa educativo de cidadania

Com o propósito de divulgar para incentivar o ativismo cívico juvenil, a Câmara da Ribeira Grande está a desenvolver um programa educativo de cidadania, denominado por “Mania da Cidadania!” Este tem o propósito de esclarecer o funcionamento geral das autarquias locais e direitos e deveres do cidadão.

Segundo uma ntoa enviada à nossa redação, o projeto “Mania da Cidadania!” está a promover diversas sessões junto de cerca de 150 jovens com idades entre os 17 e os 25 anos, em duas escolas do concelho, nomeadamente as escolas secundária e profissional do concelho.

A iniciativa surgiu para ajudar a clarificar e desmistificar diversas ideias, conceitos e questões relacionadas com as áreas da política, direito das autarquias locais e cidadania.

“Mania da Cidadania!” está a ter uma resposta muito positiva por parte dos jovens e respetivos professores das escolas abrangidas pelo projeto. No final do programa, constituído por duas sessões de esclarecimento, é entregue um certificado de participação.

O município da Ribeira Grande pretende incentivar os jovens a serem cidadãos interessados, ativos e participativos. Para alcançar este objetivo, as sessões recorrem a diversas dinâmicas pedagógicas para transmitir os conhecimentos de forma simples, direta e de fácil interiorização. Os jovens consideram “Mania da Cidadania!” um programa não só “divertido” e “diferente” como “pertinente”, “útil” e “esclarecedor”.

DL/CMRG

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário