Log in

Câmara da Lagoa relembra que está “abaixo do limite de endividamento desde 2023”

Em 2021, a situação foi considerada de sobre-endividamento. Autarquia lagoense diz que situação foi ultrapassada em 2023 sendo “dos municípios do país que mais reduziu a sua dívida financeira”

© DL
pubpub

A câmara da Lagoa, em nota de imprensa enviada às redações, relembra que “encerrou o ano de 2023 com o município abaixo do limite de endividamento”.

Em 2021, a situação do município foi considerada de sobre-endividamento, sendo que a autarquia vem esclarecer que a mesma se deveu “em virtude de os arrendamentos relativos ao Tecnoparque terem sido classificados contabilisticamente como locações financeiras”. A Câmara Municipal reitera, também, que se tratou de uma situação “transitória e sem impacto fiscal para os munícipes da Lagoa”, tendo sido ultrapassada em 2023 quando “ficou abaixo do limite de endividamento”.

Segundo um relatório do Conselho de Finanças Públicas (CFP), a Lagoa reduziu, em final de 2023, o rácio da dívida total para níveis abaixo do limite legal, para 121%, pelo que deixaram a lista dos mais endividados. Ficando, em 2024, abaixo dos 100%.

A autarquia lagoense sublinha, por fim, que “foi dos municípios do país que mais reduziu a sua dívida financeira e que tem uma melhor eficiência financeira.”

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.