Câmara da Lagoa promove pausas ativas no trabalho

© CM LAGOA

A câmara municipal da Lagoa, através do Aquafit, promoveu várias sessões sobre pausas ativas no local de trabalho, no âmbito da semana europeia do desporto, que termina amanhã.

A primeira sessão decorreu no auditório da câmara municipal com a participação dos funcionários da autarquia. Dois monitores do Aquafit demonstraram vários exercícios possíveis de realizar no próprio local de trabalho. Foram realizadas outras sessões em empresas sedeadas no concelho.

Na ocasião, o vereador com o pelouro do Desporto da câmara da Lagoa, Nelson Santos, explicou que “a ideia é promover a atividade física como ferramenta de saúde, não só nos tempos livres como, também, com pequenas pausas durante o horário de trabalho. A ginástica laboral é um importante instrumento que contribui para o bem-estar dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, para o aumento produtividade.”

Alguns dos benefícios das pausas ativas no local de trabalho são o aumento da concentração e da criatividade, a diminuição do nível de stress e a menor probabilidade de adquirir lesões por esforço repetitivo.

De acordo com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), alguns estudos indicam que, em média, trabalhadores do sector administrativo passam 75% do seu tempo de trabalho sentados. Parte deste tempo é acumulado sob a forma de longos períodos ininterruptos, o que, particularmente, pode ser prejudicial à saúde, potenciando o desenvolvimento de um conjunto de comorbilidades. Existe uma evidência científica que demonstra uma associação positiva entre a prática de atividade física e desportiva e o desempenho laboral. 

No entanto, mesmo sabendo da importância de uma prática regular, a população em geral tem vindo a adquirir hábitos de trabalho cada vez mais sedentários, sendo necessário o desenvolvimento de estratégias de promoção de atividade física junto dos trabalhadores.

Categorias: Local

Deixe o seu comentário