Segundo comunicado da autarquia da Lagoa, “a partir de hoje” (22 de maio), “todos os munícipes lagoenses poderão consultar e pedir, através do portal da Câmara Municipal de Lagoa, alguns serviços de atendimento online”.
“Esta porta de entrada através do site da autarquia, permite agora que áreas como o Urbanismo, Águas – Resíduos – Saneamento, Taxas e Licenças, sejam realizados de forma digital”, lê-se, na mesma nota.
Por exemplo, projetos como pedidos de licença de água, pedidos de ramal ou de construção e licenças de pesados, poderão ser requisitados no portal digital, no separador “serviços online”, sem que os munícipes tenham de se deslocar ao edifício dos Paços do Concelho.
Na sessão de esclarecimento do novo serviço, o vice-presidente da autarquia lagoense, Frederico Sousa, salientou que “este processo, para além de ser mais institucional, irá permitir uma maior eficácia dos procedimentos, de maneira simples, prática, rápida e transparente, mas igualmente, libertar algum trabalho dos técnicos da autarquia para outras necessidades, sem comprometer a proximidade no atendimento por outros meios como o presencial”.
De acordo com a mesma nota, a autarquia criou, ainda, um geoportal, que se encontra disponível ao público para consulta, onde poderão ser consultadas informações como a regulamentação do PDM; o número de polícias presentes na Lagoa; a localização de parques infantis, de serviços, de restaurantes e alojamentos no concelho, os postos de carregamentos dos veículos elétricos, entre outras informações.
A autarquia diz que pretende, futuramente, aumentar a possibilidade de tratamento via digital para outras áreas e igualmente, para dispositivos móveis.
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