Log in

Caderneta “Aprender com o Éduca” arranca em setembro na Lagoa

Foto DR

A Câmara Municipal de Lagoa vai apresentar o Guia de Atividades Educativas “Aprender com o Éduca”, no âmbito do plano de atividades para o ano letivo 2020/2021. Destinado aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, este projeto constitui um instrumento inovador e apelativo na área da educação, que contempla um guia de atividades, no âmbito da educação não formal.

Neste guia é disponibilizada uma panóplia de atividades científicas, ambientais, culturais e desportivas, que visam o desenvolvimento das crianças, contribuindo, simultaneamente, para a formação de cidadãos conscientes e informados.

Envolvendo seis áreas fundamentais do conhecimento:  Ciências e Ambiente; Desporto; Cultura e Educação Cívica; Tecnologias da Informação e Comunicação e Indústria, o “Éduca” pretende, ainda, promover as condições necessárias para o desenvolvimento de valores e competências nos alunos, proporcionando diferentes oportunidades educativas, através de visitas de estudo a equipamentos que promovam as referidas áreas.

“A Caderneta do Éduca”, criada no ano transato, abrange agora mais duas temáticas distintas, relacionadas com as tecnologias de informação e comunicação e com a indústria. A caderneta será distribuída a cada aluno, no início do ano escolar, esta terá que ser apresentada em cada visita de estudo e carimbada pelos serviços do equipamento visitado, com a finalidade de o aluno, ao concluir o 1º ciclo do ensino básico, ter o registo do seu percurso na educação não formal da cidade de Lagoa.

A participação das escolas neste projeto é gratuita e os transportes das crianças e professores são assegurados pela Câmara Municipal de Lagoa, de acordo com a quota estabelecida para cada escola.

De acordo com a vereadora da área da Educação e Cultura da Câmara Municipal de Lagoa, Albertina Oliveira, “investir na educação formal e não formal passa por este tipo de medidas e iniciativas, às quais daremos cumprimento, para colocar a Lagoa na vanguarda da educação e do conhecimento, sempre com uma visão inovadora, que assenta na motivação dos alunos e que coloca as crianças e jovens em primeiro lugar”.

Este ano, conta com 20 parceiros, num total de 39 atividades previstas. A «Caderneta do Éduca» será apresentada, no início do ano letivo 2020/2021, com uma nova imagem.

DL/CML

Os leitores são a força do nosso jornal

Subscreva, participe e apoie o Diário da Lagoa. Ao valorizar o nosso trabalho está a ajudar-nos a marcar a diferença, através do jornalismo de proximidade. Assim levamos até si as notícias que contam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAPTCHA ImageAlterar Imagem