Cabouco recebe Feira Tradicional e Gastronómica de São Martinho

Pelo sexto ano consecutivo o São Martinho é celebrado no Cabouco, mais concretamente na Praça Dona Amélia.

Realiza-se assim nos dias 9,10 e 11 de novembro a Feira Tradicional e Gastronómica dos Amigos de São Martinho do Cabouco, onde se mantém a aposta na gastronomia tradicional e típica da época.

No primeiro dia do evento, depois da tarde infantil, decorrerá o festival de petiscos, onde foram convidadas associações do concelho.

No sábado, depois da tarde infantil, terá lugar a prova de carne açoriana, onde não faltaram os petiscos típicos com bifanas, porco no espeto e sardinhas.

No domingo, último dia do evento decorrerá o ponto alto da festa com a realização do cortejo etnográfico “Nobreza, Clero e Povo”. A encerrar as festas este ano estará a Tia Maria do Nordeste.

A organização espera contar com a presença de muito publico, que todos os anos tem aderido e participado em massa.

De salientar que, durante o evento, não faltarão as tradicionais barraquinhas de comes e bebes, assim como não faltará a animação musical.

O evento é uma organização dos Amigos do São Martinho do Cabouco, agora Associação Cultural.

Foram seis anos a trabalhar como grupo, tendo havido a necessidade de se criar a associação, sendo uma forma mais fácil de justificar e promover o trabalho, explica Cláudio Gaspar.

O presidente da associação, ao Jornal Diário da Lagoa, recorda que o grupo de amigos mantém-se, mas agora como associação, continuando a promover a cultura na freguesia assim como noutros eventos.

Para 2019 deverão surgir algumas novidades, mas o ponto alto será sempre a realização da “Feira Gastronómica Tradicional do São Martinho”. Destaque também para a realização da segunda edição do “Cabouco 100 limites”, tendo a edição deste ano tido muito sucesso e boa aceitação.

Cláudio Gaspar recorda que o objetivo da associação não é só trabalhar para dentro, mas também articular com todas as associações do concelho, para isso são feitas parcerias com todos os que tem interesse nesse sentido.

DL
(Artigo publicado na edição impressa de novembro de 2018)

Categorias: Local

Deixe o seu comentário