Bruno Pacheco destaca vantagens do “cloud computing” na gestão de informação pública regional

Bruno-Pacheco-diretor-regional-obras-públicas

O Diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações destacou, em Ponta Delgada, as vantagens da implementação do ‘Cloud Computing’ para as redes informáticas da Região, modelo este que está a ser projetado para os sistemas da administração local. 

“O Governo dos Açores, ao longo dos últimos tempos, em particular nos últimos três anos, tem vindo a fazer um investimento, nalguns casos considerável, para mudarmos de paradigmas no que diz respeito à gestão das redes”, afirmou Bruno Pacheco, nas Jornadas Técnicas ITED3/Cloud Computing, no Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC). 

O Diretor Regional frisou que o ‘Cloud Computing’ é “muito mais do que partilha de arquivos”, destacando a importância dos sistemas de informação também na gestão de dados.  

Bruno Pacheco lembrou que o sistema de ‘Cloud’ regional “está em 1.0 e estamos a migrar para uma Cloud 2.0”, frisando que uma das consequências desta alteração será a melhoria da capacidade de gestão. 

O Diretor Regional defendeu que a migração para sistemas cloud não deve ser feita apenas com vista à diminuição de custos, mas, acima de tudo, com a perspetiva de aumentar a produtividade do sistema. 

Bruno Pacheco destacou ainda a importância deste tipo de jornadas técnicas para desmistificar questões técnicas relacionadas com este tipo de utilização em rede, lembrando que estas jornadas também terão lugar na Terceira e no Faial, demonstrando o intuito do Governo Regional dos Açores em fazer chegar este tipo de eventos a outras realidades.

DL/Gacs

Categorias: Regional

Deixe o seu comentário